Em março e abril, aprofundaremos mais no nosso segundo pilar de sustentabilidade: os nossos Recursos. Iniciamos trazendo a nossa atuação para redução de impacto ao meio ambiente e já falamos um pouco sobre biomassa, água e tratamento de efluentes.
E, agora, vamos ver um pouco mais sobre o cânhamo, uma matéria-prima que está sendo sucesso no mercado e no meio ambiente. Confira alguns pontos sobre este recurso especial!
1. Recurso de alto rendimento
O cânhamo é uma cultura de alto desempenho e um recurso renovável, produzindo muito mais fibra por acre, se comparado a outras matérias-primas. O menor uso de terra para plantio o torna mais eficiente e sustentável.
2. Planta de rápido crescimento
É uma cultura de desenvolvimento ágil, levando apenas de 90 a 100 dias para ser cultivado da semente à colheita. Isso aumenta a sua eficiência e sustentabilidade, por precisar de menos insumos e tempo para o seu crescimento.
3. Flexibilidade no plantio
Além disso, o cânhamo cresce em diversos tipos de solo e condições climáticas, o que possibilita versatilidade no plantio. Isso permite o aproveitamento de áreas pouco produtivas para outras culturas, por exemplo.
4. Menor consumo de água
Outra característica do cânhamo é que ele precisa de menos água em sua plantação. Isso ocorre tanto pelo tipo de cultura, que requer menos recurso hídrico, tanto pelo seu tempo menor de desenvolvimento.
5. Resistente a insetos e pragas
O cânhamo também é uma das culturas menos agressivas para o meio ambiente e mais seguras em termos de plantio. Isso porque ele é naturalmente resistente à maioria dos insetos e doenças e fornece seus próprios nutrientes ao solo, o que repõe sua fertilidade.
6. Fibra resistente e durável
Não é possível falar em sustentabilidade de um artigo sem pensarmos no seu tempo de vida. E, nesse sentido, o cânhamo é sensacional, pois possui fibras com boa resistência e durabilidade, proporcionando produtos que vão ficar muito no nosso guarda-roupas.
7. Conforto e bem-estar
Além de resistente, o produto também é confortável, por ser respirável, antibacteriano e hipoalergênico, aumentando a proteção da pele, com a barreira Polygiene. Isso tem tudo a ver com sustentabilidade, pois impacta no bem-estar das pessoas e potencializa o uso por muito mais tempo.
8. Vem da terra e retorna a ela
Por ser uma fibra natural, o cânhamo é 100% biodegradável, sendo assimilado pela natureza rapidamente. Isso torna o material ainda mais amigável ao planeta.
9. Cânhamo não é maconha
Algumas pessoas se confundem pela falta de informação, mas o fato é que cânhamo não é uma planta psicoativa. Apesar de serem da mesma espécie, a Cannabis sativa, o que difere o cânhamo da maconha é o seu perfil químico. Para ser classificada como cânhamo, a planta precisa ter menos de 0,3% de THC, que é o principal composto psicoativo da planta.
10. Nossas linhas
Lançamos nosso portfólio há cerca de um ano e meio, com tecidos em denim e sarja feitos a partir do cânhamo. E nossos produtos já estão sendo sucesso no mercado, em parcerias com marcas como a Reserva e Highstil.
Quer saber mais? Então confira abaixo nosso podcast V.Talks sobre cânhamo!
#Hemp | #VicunhaCânhamo