Nossa Saúde e Segurança

5 pontos para refletirmos com base no Dia da Segurança e Saúde no Trabalho

por Vicunha | 28 de abril de 2023

Celebrada em 28 de abril, a data é fundamental para a conscientização sobre a prevenção e bem-estar no ambiente de trabalho. E a sua importância foi enfatizada pelo nosso presidente, Marcos De Marchi, na última sexta-feira, em mensagem aos nossos funcionários. Ele relembrou que “a saúde e a segurança das pessoas são valores inegociáveis na Vicunha, estando acima de todas as prioridades”.

“Estamos tendo progressos na redução do número de acidentes, mas precisamos seguir reduzindo, o que só será possível com a execução das práticas de segurança, com pessoas treinadas, preparadas, conscientes e motivadas, que cuidem dos seus colegas e permitam-se ser por eles cuidados”

Marcos De Marchi, presidente da Vicunha

Veja 5 pontos que mostram a importância da data e como ela nos ajuda a refletirmos sobre nossas ações no dia a dia!

1) Como tudo começou?

O Dia da Segurança e Saúde no Trabalho foi criado em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória a todas as vítimas de acidentes e doenças que tiveram relação com o trabalho. Ela foi instituída para que a população possa refletir sobre a construção de relações mais saudáveis e seguras nas empresas durante todo o ano.

2) As ações precisam ser contínuas

Quando o assunto é saúde e segurança, não podemos descuidar nenhum minuto sequer. Precisamos ser conscientes e responsáveis sobre nossas ações nos 365 dias do ano. Por isso, lembre-se do nosso mote: todo dia é dia de saúde, segurança e bem-estar!

3) Incorpore as Regras de Ouro no seu trabalho e na sua forma de pensar

Essas diretrizes nos protegem e são essenciais para a nossa segurança. Aqui na Vicunha, precisamos segui-las e orientar nossos colegas. Lembre-se que o cuidado ativo é sempre importante: pense na sua segurança e no bem-estar dos outros que estão ao seu redor. E permita-se ser cuidado por aqueles que o cercam! Relembre aqui cada uma das regras!

3 – Direito à recusa à tarefa de risco

É o direito e dever de cada funcionário da empresa se recusar a realizar tarefas para as quais não se sinta devidamente preparado ou para atividades que apresentem risco! Clique aqui, saiba mais sobre esta orientação e leia na íntegra a Cartilha de Recusa à Tarefa de Risco.

5) Cuide do seu ambiente de trabalho e registre desvios de segurança

Para fortalecermos ainda mais as nossas práticas de segurança dentro da Vicunha, é importante que cuidemos sempre do nosso espaço. Mantê-los em ordem e com riscos controlados é fundamental para prevenirmos incidentes e acidentes. E, caso haja algo no ambiente ou no comportamento de funcionários que possa representar risco, abra um registro de desvio de segurança. Clique aqui e veja como funciona!

TodoDiaÉDiaDeSegurança

Comentários 1