Especial

Abrace o futuro: Celebre o Dia da Inovação com a gente!

por Vicunha | 10 de outubro de 2023

Na próxima quinta-feira, 19 de outubro, vamos celebrar o Dia Nacional da Inovação. A Inovação e Excelência está em nosso DNA e cultivar o confronto de ideias e lidar com o erro faz parte do nosso processo de melhoria e aprendizado.

Para inovar é preciso buscar outras soluções para os mesmos problemas, ou seja, é pensar fora da caixa. E para isso acontecer, você precisa estimular essa habilidade. Em outras palavras, pensar fora da caixa é pensar fora da sua zona de conforto, questionando as regras e processos, seja da sua atividade, profissão e até mesmo na sua vida pessoal. A seguir, vamos conhecer formas de estimular essa competência que pode ser o seu diferencial.

4 dicas de como pensar fora da caixa

1 – Crie estímulos para sair da caixa

Tente se distanciar e olhar o problema de fora, de um contexto no qual você não estaria inserido. Você também pode fazer cursos, ler livros e participar de workshops, ou seja, estudar meios de alcançar o resultado esperado por meio de processos diferentes dos que já são utilizados. O importante é vivenciar a experiência de estar fora da caixa e voltar com repertório suficiente para fazer mudanças.

 

2 – Aprenda a desafiar o status quo

Já percebeu que não conseguimos pensar fora da caixa porque estamos condicionados a fazer as mesmas coisas de forma repetida? Sim, todas às vezes que somos desafiados a imaginar uma solução, usamos nossas experiências passadas porque não queremos correr riscos desnecessários.

Não há nada errado nisso. Afinal, já o fazemos há centenas de milhares de anos. Faz parte da natureza humana. O problema é que, quando queremos criar algo original ou inovar na resolução de problemas, não existe outra forma de fazer isso sem sair da sua zona de conforto.

 

3 – Livre-se do medo de falhar

Não é novidade que pensar fora da caixa exige assumir riscos e ter o erro como consequência. Mas é preciso aceitar que as falhas podem acontecer muitas vezes antes do sucesso, principalmente se o objetivo é uma ideia ou solução original. Além disso, sempre é possível aprender com os próprios erros.

 

4 – Aprenda a pensar de forma simples

Sempre que é feita alguma dinâmica, um brainstorm ou que surge a necessidade de apresentar uma solução utilizando esse conceito, os participantes logo pensam ideias sofisticadas, complexas e, às vezes, um pouco distantes da realidade. Você já presenciou algo assim?

Isso acontece porque associamos o pensamento fora da caixa a algo extraordinário, quando, muitas vezes, a solução para um problema difícil exige uma solução simples. Portanto, pense que nem sempre é necessário pensar demais. Lembre-se que ter o pensamento fora da caixa nada mais é do que pegar as rotas menos utilizadas.

Inovação está em nosso DNA

Agora que você aprendeu as técnicas para pensar de forma inovadora, clique aqui e descubra os nossos esforços de inovação voltados para atender as necessidades dos nossos clientes.

Comentários 1