Parte do Brasil sente os efeitos de uma potente onda de calor sufocante. O fenômeno deixa os termômetros 5°C acima da média e deve persistir pelo menos até o início do outono, segundo institutos meteorológicos.
Para enfrentarmos o calor, a ingestão de água é fundamental porque o nosso corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal de funcionamento.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Agnes Soares, até mesmo as pessoas que moram em lugares em que estão acostumadas com o calor têm de pensar em formas de se proteger durante o período de altas temperaturas.
“Idosos, crianças, mulheres grávidas, pessoas doentes ou acamadas são vulneráveis e merecem mais atenção. Idosos e crianças, por exemplo, têm muita dificuldade de reconhecer a sede. Por isso, é necessário oferecer água com muito mais frequência a eles”, alerta Agnes.
Confira alguns cuidados essenciais para se proteger do calor:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Mantenha os ambientes arejados: janelas e portas abertas ajudam na circulação do ar e evita que os ambientes fiquem abafados. Dessa forma, você consegue prevenir problemas de saúde como alergias e quedas de pressão.
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Cuidado com os exercícios físicos. Atividades físicas podem ser feitas, mas devem ser evitadas nos horários mais quentes. Fazer exercícios produz calor, e isso pode gerar danos à saúde. Prefira horários de temperaturas mais amenas.
- A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar por todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés;
- Use chapéus e óculos escuros;
- Cardíacos devem redobrar atenção. Pessoas com problemas cardíacos podem ficar mais propensas a infartos e acidente vascular cerebral (AVC), se a doença não estiver controlada;
- Prefira comidas leves e evite gorduras. Legumes, vegetais e frutas devem ser consumidos porque têm água na composição, o que auxilia na hidratação do corpo. Já alimentos mais pesados geram ainda mais calor.
- Proteja as crianças com chapéu de abas.
Você sabia?
A terceira onda de calor de 2024, que começou a influenciar o Brasil nesta semana, vai se prolongar até o início do outono. A estação começa no dia de 20 de março, às 00h06, horário de Brasília.
Gostou das dicas? Redobre os cuidados e proteja a integridade da sua saúde! Aqui na Vicunha nos preocupamos com o bem-estar dos nossos funcionários.
#PraSerSaúde #Cuidados #Calor