Nossa Vicunha

Inspirações jeanswear para as próximas temporadas!

por Vicunha | 11 de dezembro de 2023

Nesta semana estamos trazendo para a nossa gente um pouco das novas tendências de moda e comportamento apontadas pela nossa equipe de especialistas para as próximas temporadas no segmento jeanswear.

São três macrotendências: Learn to Unlearn (aprenda a desaprender), Cathedral Thinking (pensamento catedral) e Design Doing (fazendo design), cada uma com suas respectivas características. Chegou a hora de conhecê-las.

Vamos começar pela tendência Learn to Unlearn! Vivemos um período de intensas transformações e, nesse cenário, precisamos aprender a desaprender. Ou seja, a desconstruir certos padrões para acompanhar as mudanças. E dentro dessa macro, identificamos três tendências de moda:

Gap Year (ano sabático): Esse estilo tem revelado uma mudança de comportamento: se antes era usado para relaxar, agora tem sido para praticar o chamado “eduturismo”, com viagens a fazendas e parques naturais. Os bolsos utilitários têm aparecido bastante, em diferentes formatos, tanto no masculino quanto no feminino.

Modern Romantic (Romântico moderno): A proposta é nos fazer repensar sobre o que é masculino e feminino, e os papeis de ambos na sociedade. Os vestidos longos em jeans, com camadas e formas mais orgânicas, têm aparecido com frequência nos desfiles. Assim como as saias longas, que continuam sob os holofotes.

Construction / Reconstruction (construção/reconstrução): Essa tendência evoca a consciência, e até uma certa curiosidade, de saber como as peças são construídas e reconstruídas de diferentes maneiras. A mistura do denim com a sarja também surge forte, repensando o uso desses materiais.

 

Agora vamos conhecer a Cathedral Thinking. Esse é um conceito aplicado para o pensamento de longo prazo. Afinal, a construção de uma catedral é sempre pensada para durar muito tempo.

E dentro dessa macro, encontramos três tendências super otimistas que estão impactando a moda jeanswear:

Eden (Paraíso): Traz um sentimento mais sonhador para a moda, com a valorização do verde e da natureza em geral. A paleta de cores mistura rosas, verdes e tons neutros, numa composição bem otimista e delicada.

Heaven (céu): Os conjuntos aparecem com muita força e trabalhados numa estética mais manchada, tanto no índigo quanto na sarja. O laser tem aparecido agora de forma mais sutil, em tecidos que já têm azul bebê, às vezes, combinado com manchados. É uma espécie de efeito “camuflado sonhador”.

Kiss the Ground (beije o chão): A tendência reforça a conexão com a terra e pensa tanto na estética quanto na conscientização em relação à água e ao solo, em uma mentalidade mais ancestral. A reutilização segue muito forte, sendo valorizado com toda a beleza do acaso, do brutalismo, trazendo muitos manchados.

 

Indo para a última macrotendência, vamos conhecer agora o que é o Design Doing. Esse pensamento tem como proposta a cocriação, ou seja, a criação junto com o consumidor final. E, dentro desse estilo, encontramos os seguintes caminhos:

Positive Colours Update (atualização de coisas positivas): A força dessa tendência são as cores positivas atualizadas. Por exemplo: a combinação dos rosas e dos roxos. O ouro e o prata continuam forte nas criações, mas surge também a influência do rosa e do pink.

Dominating (dominar): Esse estilo traz uma estética mais escura, com muitos blacks, no masculino e no feminino. O recorte dos cintos também aparece bastante como estética, com uma cara de reutilizado, mas bastante dark, em vestidos, tops e calças.

New Need for Speed (nova necessidade de velocidade): A tendência reforça a conexão do jeanswear com o mundo dos esportes. O black denim com couro também aparece, assim como os recortes mais orgânicos e experimentais.

 

E aí? O que achou das nossas macrotendências para 2024? Acesse nosso Instagram e acompanhe de perto todas as novidades.