Em meio ao desafio global da gestão de resíduos, a reutilização criativa de materiais que se tornaria lixo não é apenas uma alternativa inteligente, mas também uma necessidade vital para a manutenção do meio ambiente. A ideia é reutilizar, reinventar e dar uma segunda chance aos itens que normalmente seriam descartados. Seja para comercialização ou para resolver uma problemática que afeta o ecossistema de uma região.
No Ideia Verde dessa semana, vamos te mostrar como algumas iniciativas ao redor do mundo têm transformado a economia e contribuído com a saúde do nosso planeta.
A semente do abacate não vai mais para o lixo!
É isso mesmo! Aquela semente que retiramos do abacate pode virar canudo, talher, prato e até marmita descartável. A iniciativa é da empresa mexicana Biofase, que desenvolveu um plástico biodegradável a partir da fruta.
Uma das vantagens de usar o abacate como matéria-prima é que ele é uma fonte renovável. Então, para obter mais plástico, basta plantar, diferentemente do petróleo, que pode ser esgotado. Além disso, este tipo de produto se decompõe mais rapidamente.
A empresa considera que o ciclo do produto é renovável do começo ao fim. Isso porque os grãos vêm da indústria mexicana de processamento de abacate que produz guacamole ou óleo, evitando assim o desperdício.
Quer saber mais sobre essa ideia? Clica aqui e assista!
Pneu velho e careca também tem seu valor!
Africana transforma milhares de pneus descartados em tijolos de alta resistência através da reciclagem. A empresária Ifedolapo Runsewe, dona de uma fábrica na Nigéria, entendeu que transformar os pneus descartados seriam benéficos não só para a indústria, mas como também para a economia de pequenas empresas da região e claro, para o meio ambiente.
Esta solução de reutilização de recursos visa melhorar a gestão atual da Nigéria nesta questão. Com este tipo de dinâmica, inclui-se a população desempregada, uma vez que pode gerar empregos indiretos, o que permite uma diversificação da economia do país mais populoso do continente africano.
Mecânicos e donos de oficinas também contribuem para a iniciativa ecológica. “A maioria dos pneus acaba no ralo público entupindo o ralo, mas as coisas mudaram”, disse Akeem Rasaq em sua pequena oficina mecânica da região.
Veja aqui algumas imagens do processo de reciclagem:
Casca de coco vira isolante em cooler térmico nas Filipinas
Observando a natureza, podemos aprender e usufruir dela de forma ecologicamente correta. Um exemplo disso são os cocos que são isolantes naturais protegendo assim o seu conteúdo de forma segura. Então, porque não usar a casca do coco como isolante térmico?
E é exatamente isso que uma startup nas Filipinas está fazendo, criando coolers térmicos com a casca de coco para substituir o isopor. Uma solução extremamente inteligente e ecológica. Com essa solução criativa evitamos dois problemas de poluição: uma pelo isopor que, apesar de ser possível reciclar, os custos são muito altos e das cascas de cocos descartadas após o uso, em que muitas são incineradas liberando CO² na atmosfera.
As oportunidades são vastas. Adotar práticas sustentáveis como os 4Rs, por exemplo, não só contribuem para um planeta mais saudável, mas transforma a nossa maneira de enxergar o que jogamos no lixo. Quer algumas dicas de como podemos praticar a separação dos resíduos para reciclagem na sua casa? Então clique aqui e leia a matéria completa sobre o assunto.
E aí ? Gostou dessas ideias? Deixe seu comentário aqui na matéria.
#IdeiaVerde #Sustentabilidade #5Rs