Especial

Solidariedade: ações sociais de funcionários mudam realidades

por Isabelle Lourenço | 25 de fevereiro de 2024

Gente que Vibra está de volta! Nossa editoria especial chegou emocionante, com histórias lindas e que vão nos inspirar. A pauta é SOLIDARIEDADE. Conversamos com a Nossa Gente e descobrimos que, em paralelo ao trabalho aqui na Vicunha, alguns funcionários doam seu tempo, conhecimento e atenção para aqueles que mais precisam. Vem com a gente!

Para entendermos melhor, pedimos para Gabrielle Félix, Psicóloga, Cientista Social e Educadora do Projeto Pescar na unidade de Pacajus, explicar o que é uma ação social. Veja:

“Ação Social é sair da sua zona de conforto e enxergar além, é um ato que nos permite realizar mudanças para um meio ou uma comunidade desfavorecida de algum dos seus diretos e que necessita de uma transformação através de diversas práticas. Por exemplo, uma oportunidade como o Projeto Pescar, que alcança jovens em situações de vulnerabilidade, sem muitas perspectivas e oportunidades e que muitas vezes são impedidos até mesmo de sonhar. Eles podem, através do trabalho dos voluntários, abrir seus horizontes em relação a muitas coisas, tendo um impacto positivo em suas vidas. Assim, podem tirar do campo da imaginação as suas idealizações e irem em busca de seus objetivos.”

 Amigos Futebol Clube

A primeira infância é um momento muito importante na formação do indivíduo. São nos primeiros anos de vida que ocorre o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva.

Buscando proporcionar um crescimento saudável para as crianças de Maranguape, interior do Ceará, o Pedro Bernardino, nosso operador da linha integrada, fundou a escolinha Amigos Futebol Clube. Veja o que ele fala sobre isso:

“O projeto existe há 16 anos, temos 84 crianças participando e as idades são entre 4 a 16 anos. Na região onde moro existem muitas famílias carentes, a escolinha surgiu com o objetivo principal de dar a oportunidade no esporte e, através disso, ajudar na formação de cidadãos da nossa comunidade.”

Além disso, Pedro valoriza e educação escolar e procura estar bem próximo.

“Para participar da nossa escolinha precisa estar com as notas boas, estou sempre em contato com os colégios dos alunos para acompanhar o desenvolvimento deles. Busco também conhecer as famílias, pois muitos possuem dificuldades familiares e é importante entender o meio em que vivem, assim, conseguimos ajudar da melhor maneira possível.”

Kombi do bem

Você com certeza conhece o Rubens Ubiratan, nosso Educador Social do Projeto Pescar em Maracanaú. A história dele com a solidariedade existe há muito tempo. Há mais de 20 anos, Rubens decidiu fazer o bem! No início, ele fazia suas doações de alimentos para as comunidades de bicicleta, ele conta como foi. Confira abaixo:

“Em 1994 conheci uma colônia de leprosos no interior de Antônio Diogo, no Ceará. Fizemos um Natal, entreguei as lembranças e dei um abraço em um rapaz, ele não saiu mais do meu pé, queria outro abraço. Esse dia me tocou muito e prometi que voltaria todo mês lá para levar algo para eles, nem que fosse um abraço, e assim iniciei minha vida voluntária.”

Rubens passou a realizar várias mobilizações e a conseguir muita ajuda, com o tempo, já não conseguia mais fazer as doações no seu carro, foi em 2017 que surgiu a Kombi do bem.

“Perdi as contas de quantas pessoas já ajudamos, rodamos o Ceará em cidades como Sobral, Tianguá, Palmácia, Quixeramobim, Baturité e outros estados, como Rio Grande do Norte e a Paraíba. Quando a kombi vai chegando as pessoas comemoram e é possível ver a felicidade estampada no rosto delas.”

Clique aqui e saiba mais sobre o Rubens Ubiratan na editoria especial Deu a Letra.

Tempo de alcançar

Informando, formando e educando! Esse é o slogan do projeto social do Reginaldo Silva na cidade de Pacajus. O principal objetivo é promover capacitações técnicas e humanas para pessoas de baixa renda. Junto com outro colega da Vicunha, Breno Alves, eles ministram aulas de informática, elétrica básica e predial aos sábados. Veja o que ele fala sobre essa experiência:

“Iniciei as atividades do projeto em 2015 com reforço escolar para as crianças no bairro da Aldeia, em Pacajus, sou o mentor e responsável, no início tínhamos poucos recursos, mas a vontade ajudar me fez continuar e as coisas foram acontecendo. Ganhamos computadores através de doações e aí ampliamos as ações para cursos de informática, elétrica básica e elétrica predial na modalidade cursos livres.”  Reginaldo Silva – Supervisor do Controle de Qualidade

Quanta emoção! Ajudar é um dom, agradecemos aos nossos funcionários e os parabenizamos pelos trabalhos com as suas comunidades. Esperamos ter inspirado você!

Veja mais fotos dos projetos sociais dos nossos funcionários:

“Se quiseres matar a fome de alguém, dá-lhe um peixe. Mas, se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar.”

Geraldo Tollens Linck, fundador do Projeto Pescar.

Comentários 7

  • Parabéns a todos, muito legal 👏

  • Iniciativas exemplares e inspiradoras como essas transformar a vida das pessoas que as recebem, e também das que doam. Meus parabéns emocionado a todos!

  • Grande peojeto,parabéns a todos pela idéia. 😍

  • Parabéns! Todos fazem uma grande diferença!

  • É muito importante ver funcionários de uma empresa que promovem ações de desenvolvimento nas comunidades próximas suas instalações e me sinto honrado em ser um dos voluntários a ser reconhecido.

    • Reginaldo, um orgulho ter você na nossa empresa! uma pergunta – temos como contribuir com a sua ação? Digo como pessoa física mesmo – arrecadando algo, doando algo….

  • Fazer trabalhos voluntários, doando seu tempo, seu sorriso, seu amor, seu carinho, sua disposição, seu horário, seu conhecimento e atenção para aqueles que mais precisam, somente DEUS poderá recompensá-los! Parabéns a todos os voluntários e que Deus os abençoe SEMPRE!!