O jeans e o rock estão intimamente ligados, como símbolos de autenticidade, resistência e também de irreverência. Mas você sabe por quê?
Não se pode negar: a calça e a jaqueta jeans formam uma dupla indispensável em qualquer guarda-roupas! Principalmente quando a ocasião pede um visual básico e descolado: lá estão elas, quase sempre juntinhas, compondo um dos looks mais usados do mundo fashion — e quando o assunto é estilo, são um consenso. Afinal, as duas foram inventadas para serem usadas em conjunto.
E as estrelas do Rock’n Roll, nacionais e internacionais, são flagradas costumeiramente usando aquele jeans favorito como símbolo de liberdade e irreverência, sempre com muita atitude.
Antes de conferir alguns looks, porém, vamos esclarecer um fato essencial sobre o Dia Mundial do Rock, que será celebrado no próximo sábado, dia 13.
Como nasceu o Dia Mundial do Rock?
Apesar de “mundial”, essa data é celebrada apenas no Brasil.
“Como assim?”, você deve estar se perguntando.
Para entender como nasceu o Dia Mundial do Rock, precisamos voltar a 13 de julho de 1985.
Naquele dia, foi realizado um dos maiores festivais de rock de todos os tempos, transmitido ao vivo pela rede britânica BBC para mais de 1,5 bilhão de espectadores em todo o mundo: o Live Aid aconteceu simultaneamente nas cidades de Londres (Reino Unido) e da Filadélfia (EUA), com apresentações de estrelas do rock mundial, além de outros shows paralelos em diversas cidades pelo globo. O objetivo? Arrecadar fundos para erradicar a fome na Etiópia, o segundo maior país em população da África.
Na ocasião, o ator e cantor Phil Collins declarou que a importância do evento para a história da música era tanta que aquele deveria ser declarado o Dia Mundial do Rock. A partir daí…
Aqui no Brasil, duas emissoras de rádio (89FM e a 97FM) acabaram popularizando a data e bastou para começarmos a celebrar de forma “mundial”.
O Jeans e o Rock
Se você é fã de rock, certamente também é fã de jeans. Isso porque as peças jeans estão intimamente ligadas ao movimento rock’n roll, sempre usadas como símbolo de audácia, liberdade e transgressão.
Sem dúvidas, hoje o nosso democrático jeans é uma roupa super versátil, sendo usado da obra ao baile. E para celebrar o Dia Mundial do Rock 2024, vamos relembrar 10 estrelas que adora(va)m usar um bom e belo jeans.
Na galeria abaixo, você confere os looks de Dinho Ouro Preto (da banda Capital Inicial), Mick Jacker (Rolling Stones), Rita Lee (Os Mutantes), Axl Rose (Guns ‘N Roses), Cássia Eller, Noel Galagher (Oasis), Eddie Vedder (Pearl Jam), Jon Bon Jovi, Steven Tyler (Aerosmith) e Elvis Presley, o Rei do Rock.
Pois saiba que Elvis Presley foi um dos principais responsáveis pela popularização do jeanswear — àquela época considerado “rebelde”, já que o “comum” era usar terno — a partir dos anos 1950 nos EUA. O próprio estilo musical Rock’N Roll — então recém-nascido — começava a se espalhar pelo mundo de forma rápida e com ele toda uma nova cultura bastante popular entre os mais jovens.
Por isso, jeans e rock estão tão conectados no nosso imaginário (especialmente a calça e a jaqueta).
E então, qual desses artistas você achou mais estiloso(a)? Conte para a gente aqui nos comentários!
Que outra estrela da música você conhece que sempre aparece usando um belo jeans?
Podíamos vim trabalhar a caráter