Nosso Trabalho Inteligente

TPM avança e traz melhorias em unidades fabris da Vicunha

por Wennya Lima | 21 de junho de 2024

No primeiro semestre de 2024, o TPM fez expansões significativas na área de Fiação das unidades de Natal e Pacajus, com os times de Open End 05 e 08 e Filatórios e Bobinadeiras 11.

As mudanças concretizaram a implementação do TPM na Fiação como havia sido feito em 2023, na unidade de Maracanaú.

Ainda no início da cadeia têxtil, o setor Desfibradeira foi marcado pelo avanço da máquina do passo 01 para o passo 2, agora trabalhando mais focados na melhoria da performance da máquina com a redução de perdas por limpeza e inspeção.

Em maio, o programa iniciou a implantação do modelo de Gestão Produtiva Total na Tecelagem da unidade de Natal, com isso a Vicunha se tornou a primeira indústria têxtil brasileira a implementar o sistema em uma indústria têxtil.

A introdução do Passo 01 do TPM na Tecelagem foi marcada pelo Dia D, dia de grande limpeza, que marca o início do TPM na área realizado em dois teares do grupo 12, o grupo contempla ao todo 14 teares e o Dia D nos demais teares serão feitos ao longo deste mês.

Equipe multidisciplinar no Dia D na Tecelagem

Limpeza e identificação de anomalias no tear

Cerimônia de mudança de passo do Índigo III

O Operador de Produção Lenilson Lourenço, integra o time de Tecelagem na unidade de Natal e descreve a satisfação de fazer parte do programa que tem melhorado sua rotina de trabalho.

 “A evolução foi muito boa, porque em termos de limpeza, organização, foi nota 10. Vamos continuar esse trabalho, que a evolução é grande. Meu grupo está de parabéns. Trabalhamos com 2 teares, a eficiência apareceu e a oportunidade de tudo mudar. O TPM foi muito bom pra mim, vamos continuar nesse trabalho que é show de bola!” , relatou Lenilson.

 

Isnael Vasconcelos é Operador de Produção no setor de Desfibradeiras em Maracanaú, ele conta sobre as melhorias que a área teve após a implementação da metodologia.

 “No momento tenho 4 anos de Vicunha no setor da Desfibradeira, antes da implementação do TPM no setor ( Desfibradeira 1) era nítido a falta de “clareza” entre operadores e chefia em relação a produção, problemas de máquinas e resoluções, tudo era feito de forma  “aleatória sem uma data estabelecida ou registro”, mas com a chegada do TPM podemos acompanhar de forma coesa nossos objetivos, ver a máquina com outra perspectiva, evidenciando e registrando ocorrências, melhorias e todo o processo produtivo.”, disse Isnael.

Os funcionários ainda enfatizam o papel de protagonismo que o programa oferece aos operadores que lidam todos os dias com o maquinário.

Tudo isso com os operadores sendo protagonistas, com total autonomia. Me sinto entusiasmado para os próximos passos que virão, para alcançar nossos objetivos com excelência, com máquinas e pessoas altamente produtivas com responsabilidade e segurança.”, concluiu o Operador.

Davi Santos é chefe da Preparação na unidade de Pacajus, para ele a mudança de passo no TPM representa uma não apenas uma evolução operacional, mas também cultural.

“A mudança de passo do Time de Gestão autônoma do índigo 3, foi o reconhecimento de uma evolução cultural que estamos tendo com a chegado do TPM no setor de preparação a tecelagem unidade III, onde construímos com muito empenho e dedicação o avanço de cada passo na metodologia. Me sinto muito honrado em ver um Time, pilares, e rede de apoio que acredita na metodologia e com muita energia tem evoluído nos resultados.”, ressaltou Davi.

 

 

“A metodologia TPM veio para nos mostrar que sempre podemos almejar algo a mais e sempre ter um desafio a ser cumprido. Nos mostra que podemos ter o domínio, a autonomia, o engajamento, os resultados e o principal de tudo isso é a mudança cultural das pessoas envolvidas nos pilares que fazem o TPM acontecer.” Thales

Além desses avanços, o Índigo 3, máquina modelo em Pacajus, passou para o passo 3 em maio, com redução de 73% do tempo de limpeza e 15 Kaizens. Em Maracanaú, a Sanforizadeira 6 passou do passo 1 para o passo 02 com uma restauração de 93% das condições básicas da máquina, fazendo assim com que a máquina tenha uma melhor performance.

“Ter a oportunidade de fazer parte desse time e foi de suma importância para meu crescimento pessoal e profissional transportando nossa forma de pensar, de agir e nos fazendo pensar além, trazendo soluções inovadoras para garantir os processos. Alcançamos a mudança de passo, pois mostramos o amadurecimento,  a propriedade e domínio na metodologia TPM. Felipe

Com todo esse trabalho inteligente, é possível testemunhar o contínuo crescimento do nosso negócio, impulsionado pela busca incessante pela evolução em nossos processos e no desenvolvimento da nossa gente.

#NossoTrabalhoInteligente #AvançoNoTPM #GestãoProdutivaTotal 

 

Comentários 2