Especial

O jeansidentity de Dominguinhos (1943-2013)

por Joao De Freitas | 26 de julho de 2024

Já são 11 anos desde a partida de um dos maiores sanfoneiros do Brasil, compositor e intérprete do sucesso “Isso Aqui Tá Bom Demais”

 

Na última terça, dia 23 de julho, completaram-se 11 anos desde o falecimento do cantor e compositor Dominguinhos — um dos maiores sanfoneiros do Brasil —, também chamado “Neném do Acordeon”.

Foram inúmeros sucessos ao longo de mais de 50 anos de carreira, entre eles a canção “Isso Aqui Tá Bom Demais”, trilha sonora obrigatória nas festas juninas de todo o país.

Suas músicas são tocadas em qualquer forró que se preze, destacando-se “Eu Só Quero um Xodó”, “Feira de Mangaio” e “Sala de Reboco”, entre outras.

Nascido José Domingos de Morais, em Guaranhuns, Pernambuco, ganhou o nome artístico “Dominguinhos” do mestre Luiz Gonzaga, o “Gonzagão”, com quem tocou Brasil afora em inúmeros shows de forró.

Assim como a nossa Vicunha, orgulhosamente nascida no Nordeste, Dominguinhos também é “prata da casa” e foi um defensor entusiasmado da música e da cultura nordestinas.

Apesar de apresentar-se quase sempre de calça social, camisa e chapéu de couro, o gênio sanfoneiro também teve o seu momento jeansidentity.

 

Foi no álbum “Querubim”, de 1981. Dominguinhos aparece na capa com a sua inseparável sanfona, sentado em uma rede na varanda de casa. Mas é no verso desse disco que o jeansidentity se revela. Dominguinhos aparece de pé, vestindo calça e jaqueta jeans de azul médio, sapato social, camisa aberta, com a mão direita repousada sobre a sanfona que está em cima de um banco. Ele sorri.

É um momento jeansidentity de um dos nossos grandes gênios do acordeon. Veja mais de perto.

Ganhou diversos prêmios ao longo da carreira. Em 2002, foi vencedor do Grammy Latino com o CD “Chegando de Mansinho”. Em 2010, foi a vez de vencer o Prêmio Shell de Música. E em 2012, mais uma vez foi agraciado com o Grammy Latino: Melhor Álbum de Raiz Brasileiro, com o CD “Iluminado”.

Vamos relembrar alguns versos marcantes de suas músicas? Confira abaixo.

 

“Eu só Quero um Xodó”

Que falta eu sinto de um bem / Que falta me faz um xodó

Mas como eu não tenho ninguém / Eu levo a vida assim tão só

 

“Sala de Reboco”

Todo tempo quanto houver pra mim é pouco / Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco

Todo tempo quanto houver pra mim é pouco / Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco

 

“Isso Aqui Tá Bom Demais”

Olha, isso aqui tá muito bom / Isso aqui tá bom demais

Olha, quem tá fora quer entrar / Mas quem tá dentro não sai, pois é

 

E você, qual é o seu forró favorito de Dominguinhos? Conte pra gente aqui embaixo! ♥