Nosso Trabalho Inteligente

Coordenação e Pilares do TPM promovem Dia D especial em Pacajus

por Jessica Pinheiro | 20 de setembro de 2024

Nas últimas semanas a Coordenação e Pilares do TPM (Gestão Autônoma, Manutenção Planejada e Qualidade), promoveram um Dia D especial na Preparação a Tecelagem na unidade da Vicunha Pacajus, no Brasil.

Desta vez, a ação teve a participação da equipe de Engenharia de Melhoria Contínua da Vicunha Argentina, Cintia e Martin, que vieram conhecer a metodologia para a implementação do TPM na fábrica da América do Sul. Veja o que o Martin falou:

 “Excelente aplicação no dia D, eu estava realmente ansioso para testemunhar o momento. Todas as pessoas envolvidas estavam muito comprometidas, e é algo muito bom ver como esse sentimento de pertencimento é gerado por todas as pessoas dos diferentes setores na máquina, e como todas trabalham juntas buscando o mesmo objetivo. É semelhante a aplicação 3º S que fazemos com Cintia em Argentina, mas a experiência foi muito enriquecedora, nos deu mais ideias e ferramentas para aplicar em San Juan.”

Esse ano, está havendo a expansão do TPM para todas as áreas produtivas da indústria, o que tem movimentado bastante as unidades.

Neste momento, a área de Preparação à Tecelagem reuniu um time de várias áreas e pessoas, onde todos limparam, inspecionaram e identificaram anomalias na máquina. Os participantes foram o Pilar Gestão Autônoma, Pilar de Qualidade e o Pilar de Manutenção Planejada.

Foi possível identificar anomalias que prejudicam o processo produtivo. A ação é fundamental para eliminar poeira, sujeiras e materiais que não são utilizados na máquina. Foram realizadas 182 etiquetas no total.

Ruan F., líder do Pilar de Manutenção Planejada e Chefe da área de Manutenção, fala como foi esse momento e a importância para os nossos processos:

“O dia D numa máquina de TPM é essencial para termos o start do programa na máquina. É nesse dia que conseguimos exercitar a metodologia juntamente com o time GA (Gestão Autônoma) e assim orientá-los de como será o avanço dos passos na máquina. Já falando como manutenção, é muito importante a parte da etiquetagem da máquina para que possamos verificar as oportunidades de melhoria e os pontos de atenção. A metodologia é indispensável para auxiliar a alcançarmos o zero defeito, a zero quebra e um ambiente seguro para todos os nossos funcionários.”

Davi S., líder do Pilar de Gestão Autônoma e Chefe da Área de Preparação a Tecelagem da unidade onde o TPM está expandindo, complementa:

“Graças ao empenho da nossa equipe, esse ano estamos expandindo para todas as áreas produtivas da fábrica. Agora, estamos felizes em anunciar a expansão do nosso projeto para uma nova máquina, Índigo 01. Essa decisão se baseou nos resultados alcançados na nossa máquina modelo (índigo 03), e acreditamos que isso trará grandes benefícios para nossa empresa e operação. Estamos convencidos de que essa expansão resultará em uma elevação de segurança operacional, produtividade, qualidade e bem estar operacional, sou grato a Deus e a todos que contribuíram para isso. Juntos, vamos continuar a inovar e a atingir novos patamares. Obrigado a todo o time envolvido!”.

Para finalizar, trazemos o depoimento do operador de produção da máquina Índigo 1, Josemilson, representando toda a equipe da operação:

“O dia D que ocorreu nos três turnos foi especial porque foi a minha primeira vez participando de um momento em que pude aprender sobre a filosofia TPM através dos treinamentos teóricos e práticos. Tive a oportunidade de ver o engajamento das áreas participantes em prol de nos ajudar a tornar os processos mais seguros, produtivos e sustentáveis. Sou do turno A e estou aqui representando os turnos como membro do time GA – Gestão Autônoma.”

Veja mais fotos desse momento: