Quando estamos em cafés, hotéis, shoppings, aeroportos e muitos outros locais que oferecem a seus clientes acesso a um Wi-Fi público, é bastante conveniente conferir os nossos e-mails, interagir nas redes sociais ou mesmo acessar a Internet durante o tempo livre.
Entretanto, os criminosos virtuais costumam espionar redes Wi-Fi públicas e interceptar os dados transferidos pelo link. Dessa forma, o criminoso consegue acessar as credenciais bancárias, senhas de contas e outras informações valiosas dos usuários.
A seguir, vamos conferir algumas dicas úteis para se manter seguro.
- Fique atento: Uma conexão Wi-Fi pública é basicamente desprotegida, portanto é preciso tomar alguns cuidados.
- Lembre-se: qualquer dispositivo pode estar em risco: Laptops, smartphones e tablets são suscetíveis aos riscos de segurança de uma conexão sem fio.
- Desconfie de todos os links no Wi-Fi: Não presuma que o link do Wi-Fi é legítimo. Pode ser um link falso, configurado por um criminoso virtual que tenta capturar informações pessoais valiosas de usuários mais desatentos. Questione tudo e não se conecte a pontos de acesso sem fio desconhecidos ou não reconhecidos.
- Verifique se a conexão sem fio é legítima: Alguns links falsos, configurados por usuários maliciosos, levam um nome de conexão deliberadamente semelhante ao do café, hotel ou local que oferece o Wi-Fi gratuito. Se você conversar com um funcionário do local que oferece a conexão Wi-Fi pública, peça informações sobre o ponto de acesso Wi-Fi legítimo, como nome e endereço IP da conexão.
- Use uma VPN (rede virtual privada): Quando você usa uma VPN para se conectar a uma rede Wi-Fi pública, na verdade está usando um “túnel particular” que criptografa todos os dados que passam pela rede. Isso ajuda a evitar que criminosos virtuais, sempre de tocaia, interceptem seus dados.
- Evite usar sites de tipos específicos: É sempre bom evitar se conectar a sites pelos quais os criminosos virtuais consigam capturar sua identidade, senhas ou informações pessoais, como redes sociais, serviços de banco on-line ou sites que armazenam informações de cartões de crédito.
- Pense em usar seu celular: Se for necessário acessar sites que armazenam ou exigem informações sigilosas, incluindo redes sociais, sites de compras on-line e bancos on-line, vale a pena acessá-los pela rede do seu celular, e não pela conexão Wi-Fi pública.
- Desative a conexão automática de Wi-Fi: Celulares podem se conectar à rede de internet automaticamente. Desative essa opção para que você não acesse um Wi-Fi público sem perceber ou controlar.
- Utilize recursos de verificação de segurança: Sempre que possível, ative a verificação em duas etapas. Assim, você vai precisar informar a senha de acesso, mas também alguma informação extra, como códigos enviados por SMS ou via autenticadores.
- Desconecte-se da rede Wi-Fi: Assim que terminar de usar o Wi-Fi público, desconecte-se para que o aparelho não fique vulnerável.
Usar internet pública não é muito indicado quando o assunto é segurança. Mas, se for necessário, é importante ficar atento para não colocar suas informações em risco.