Na última semana, a Vicunha realizou o lançamento do programa “Multiplicadores de Conhecimento” em suas unidades fabris. A iniciativa tem como objetivo capacitar funcionários para atuarem como disseminadores de conhecimento dentro da empresa, fortalecendo a cultura de aprendizado e colaboração.
Durante o evento, a gestora de RH, Raquel E., apresentou aos futuros multiplicadores e gestores industriais os detalhes de como o programa irá acontecer ao longo de 2025, bem como seu impacto para a organização.
“Estamos muito felizes como o lançamento do Programa, pois temos convicção de que ele promoverá o fortalecimento da nossa cultura de aprendizagem, através da promoção de um ambiente que encoraja a todos a aprender e ensinar. Os multiplicadores possuem experiências valiosas que podem contribuir com o aprendizado e o crescimento dos colegas de trabalho. Eles desempenharão um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem organizacional, pois ajudarão a disseminar conhecimento, experiências e práticas, transformando o aprendizado individual em um potencial coletivo. Ao compartilhar conhecimento, irão fortalecer suas próprias competências, ao mesmo tempo em que ajudarão a capacitar seus colegas, potencializando o ciclo de aprendizagem contínua”, declarou Raquel.
A principal ideia é transformar o conhecimento tácito dos funcionários em conhecimento explícito, ou seja, trazer para a prática o compartilhamento de aprendizados que muitos carregam consigo. Dessa forma, é possível fomentar a troca de experiências e aprimorar a qualificação profissional da nossa gente.
Os chamados “MCs” serão responsáveis por compartilhar conteúdos específicos no ambiente organizacional, além de contribuir ativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos colegas.
O programa funcionará como um ciclo de aprendizado contínuo onde os multiplicadores, os funcionários e a organização se beneficiam.
A implementação desse novo formato trará vantagens para diferentes públicos dentro da empresa. Veja alguns:
- Multiplicadores: serão reconhecidos pelo seu papel, além de ampliarem conhecimentos e desenvolverem suas carreiras.
- Empregados: contarão com suporte de colegas mais experientes, permitindo uma aprendizagem prática e simplificada.
- Empresa: fortalecerá a cultura de colaboração, reduzindo riscos operacionais e promovendo mais engajamento e compartilhamento de conhecimento organizacional.
Critérios para ser um multiplicador
O time de MCs foi formado com base em alguns critérios bem estabelecidos. O funcionário precisa atender a requisitos como nível de conhecimento no processo em que atua, tempo de empresa, desempenho profissional e participação ativa nos programas internos. Ao longo do ano, os selecionados passarão por treinamentos específicos, incluindo comunicação, oratória e metodologias voltadas para a aprendizagem industrial.
Reconhecimento e Premiação
O programa contará com um sistema de reconhecimento semestral, dividido em quatro níveis: Multiplicador Semente, Multiplicador Algodão, Multiplicador Fio e Multiplicador Tecido. Os melhores colocados receberão prêmios semestrais e, ao final do ano, os mais bem pontuados de cada unidade serão premiados com itens como tablets, mochilas e cursos pagos pela empresa.
Outras atividades relacionadas à melhoria contínua e participação ativa em prol da saúde e segurança, tais como participação em cursos, leitura de livros, registro e encerramento de desvios de médio e alto potencial, reconhecimento de Círculo de Kaizen (CK) e participação nos times de aprendizagem também serão contempladas para oportunizar premiação anual aos Multiplicadores. Os melhores colocados de cada unidade serão premiados com itens como tablets, mochilas e cursos pagos pela empresa.
Com essa iniciativa, a Vicunha reforça seu compromisso com o desenvolvimento profissional de seus funcionários e com a construção de um ambiente cada vez mais colaborativo, amigável ao aprendizado, buscando o desenvolvimento sustentável do nosso negócio.
Conheça o nosso time de Multiplicadores de Conhecimento
Maracanaú
Natal
bom dia! como é algo ainda em desenvolvimento seria bom que essa ideia alcançasse o pessoal da manutenção, parte muito importante para o crescimento de uma empresa.