Celebrando o Dia Mundial da Água, o nosso diretor de Novos Negócios abordou o papel da indústria em prol da sustentabilidade hídrica; confira
Por Marcel Imaizumi
Neste Dia Mundial da Água, é um momento especial para refletirmos sobre o que fizemos e o que ainda precisamos fazer na indústria em prol da sustentabilidade hídrica.
Quando a Vicunha Têxtil se estabeleceu no Ceará, há cerca de 60 anos, a empresa já buscava alternativas para lidar com a questão da economia do consumo de água. Como parte das nossas operações estavam situadas em áreas secas do Nordeste, precisávamos, desde o início, implementar práticas ligadas à eficiência hídrica para enfrentar a escassez de recursos.
Nesta jornada de produzir mais usando menos água, muitas iniciativas foram criadas ao longo da nossa história. Dentre elas está a captação e aproveitamento da água de chuva. Anualmente, cerca de 120 milhões de litros de água pluvial são reaproveitados para a produção dos nossos tecidos em denim e brim nas nossas fábricas. Já mais recentemente, em 2023, por meio da digitalização, adoção de novas tecnologias de lavagem de fios e tecidos e automatização no setor de Índigo, ampliamos nossa eficiência e passamos a economizar mais de 35 milhões de litros de água por ano.
Agindo local e pensando globalmente
Há quatro anos, quando aderimos ao Pacto Global da ONU Rede Brasil, já tínhamos diversas práticas de sustentabilidade hídrica consistentes, conforme descrevi anteriormente. No entanto, queríamos dar um passo além. Na época, buscávamos incorporar à estratégia da empresa uma agenda internacional que nos possibilitasse contribuir para uma moda global mais sustentável e para um mundo mais responsável. Mas, desde o início, nos esforçamos para que o nosso compromisso com o pacto produzisse efeitos práticos e positivos já no curto prazo.
E felizmente fomos bem-sucedidos nesta questão.
Nossa adesão ao ODS 6, que é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável referente à Água e Saneamento, veio sucedida de uma meta clara para a Vicunha: zerar o uso de água de manancial para processos industriais nas nossas duas fábricas no Ceará até 2030. Desde então…
Clique no link abaixo para ler o artigo na íntegra!
ODS 6: estratégia sustentável produz efeitos positivos para o uso da água na indústria
#VicunhaBrasil | #JornadaSustentável | #NossoTrabalhoInteligente | #VSA