Estamos dentro do seu guarda-roupa, no dia 20 de maio celebramos uma data especial para os amantes do denim: o Dia Mundial do Jeans!
A data surge em alusão à criação da primeira calça jeans feita como as que conhecemos hoje, ideal para suportar o trabalho pesado dos mineradores na Corrida do Ouro, nos Estados Unidos.
Nas décadas de 1930 e 1950, tornou-se um ícone cultural graças a estrelas de Hollywood como Marlon Brando e James Dean, que o transformaram em símbolo de rebeldia e estilo.
Caracterizado como a peça mais democrática e versátil da moda, o jeans está presente em guarda-roupas ao redor do mundo. Da obra ao baile, somos a moda que estica e encolhe, alonga e encurta, alarga e ajusta.
No Brasil, por exemplo, mais de 90% da população utiliza roupas jeans, classificando o país entre os maiores produtores globais de denim. E na Vicunha, nós já fazemos parte desse movimento há mais de 50 anos!
“Saber quem você é e traduzir sua essência no jeito de se vestir e viver: isso é identidade!”
Na Vicunha, celebramos a multiplicidade de um mundo em constante evolução para que cada pessoa possa encontrar o seu Jeansidentity.
Perguntamos à nossa gente: qual o seu Jeansidentity?
Camilla C. integra o time da Vicunha em Natal, para ela escolher uma peça simples e confortável é tendência na moda.
“Eu gosto muito de roupas simples, fáceis de vestir, peças coringa que combinam com qualquer coisa no guarda-roupa e ainda deixam o visual arrumado. Estou adorando essas calças mais largas, de cintura alta.”
Camilla – Natal
Apesar do gosto pelas calças wide leg, Camilla diz que a peça que reflete o seu jeansidentity é o bom e velho short jeans.
“Se eu tivesse que refletir a minha identidade em uma peça de roupa, seria um short jeans! Quando coloco um short, sinto que posso desbravar o mundo e resolver tudo o que preciso. É uma peça confortável, na qual me sinto bem, e que traduz minha simplicidade. Isso reflete a minha identidade!”
Já para Fabricia, suas peças de roupa refletem energia. O seu queridinho é o denim collor, de modo especial, peças que refletem traços de sua personalidade.
Fabrícia – Pacajus
“Amo peças coloridas, pois me transmitem alegria, descontração, boas vibrações e vida. Este look representa a minha autenticidade e me traz confiança para mostrar meu jeansidentity. Adoro usar cores marcantes, que se tornam inspiração para outras pessoas que também desejam expressar sua identidade.”
Mais do que um item de vestuário, o jeans pode carregar histórias, memórias e afetos. Para algumas pessoas, ele se torna quase uma extensão da própria trajetória.
Gabriel S. – Maracanaú
“Meu jeansidentity é aquele que veste mais do que o corpo, ele abraça a alma. É o jeans que já conhece meus caminhos, que sobreviveu a dias intensos e noites memoráveis. Azul clássico, corte reto, levemente desbotado nas marcas da experiência. Nem largo demais, nem justo demais, simplesmente na medida certa.”
A roupa que escolhemos diz muito sobre quem somos. Refletir sua identidade, sem abrir mão do estilo e do conforto, são critérios-chave para Fábio G.
Para Luis E. da Vicunha Argentina, o jeans vai além de uma peça básica do guarda-roupa, ele se transforma em uma extensão da sua identidade.
Em alguns casos, o jeans perfeito é mais do que uma escolha de estilo: é um verdadeiro aliado no dia a dia.
Entre o atemporal e o urbano, o jeans se transforma em um canal de expressão para quem busca autenticidade sem abrir mão do conforto.
O Dia Mundial do Jeans é uma oportunidade para celebrar não apenas a história dessa peça icônica, mas também sua influência na cultura e na moda contemporânea.
E aí? Conta pra gente aqui nos comentários: qual o seu JeansIdentity?
Meu jeans preferido é aquele estilo mon folgado ,reflete sobre mim que me deixa mais a vontade.
Meu jeans preferido é aquele que visto e me sinto bem.