O Presidente do Conselho de Administração da Vicunha, Ricardo Steinbruch, e atual Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), eleito para o novo triênio 2023-2025, participou na última terça-feira, 31/01, da 1ª live do ano do “Conversa Aberta”, um programa de bate-papo ao vivo sobre os temas cruciais para a Indústria Têxtil e de Confecção organizado pela ABIT.
O tema do encontro foram as propostas da Indústria para os primeiros 100 dias do novo Governo. A conversa teve a participação também de Renato Fonseca, Superintendente de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e Fernando Pimentel, Diretor Superintendente da ABIT.
Os executivos trouxeram ideias que se encontraram em um ponto comum: “Tornar a Indústria um bom negócio novamente”. Dentre as propostas levadas ao novo governo estão o desenvolvimento de uma nova Política industrial juntamente com a aprovação da Reforma Tributária, para que ela seja mais igualitária.
Para Ricardo Steinbruch, há claramente uma desigualdade em relação à promoção de investimentos e arrecadação tributária quando comparamos aos outros setores da economia: “O PIB Industrial no Brasil já chegou a ser responsável por 23% de toda a riqueza que o Brasil produz. Hoje está em apenas 11%. Em contrapartida, o PIB do setor agropecuário produz cerca de 8,8% das riquezas do país, mas a atividade industrial paga 30% dos impostos, enquanto o agronegócio apenas 0,5%.”
Steinbruch foi além ao dizer: “O Brasil precisa entender que a reforma fiscal não é o fim, mas o meio pelo qual nos tornaremos mais produtivos e competitivos no mercado global, crescendo de maneira sustentável”. De acordo com Ricardo, quando os impostos e juros são muito altos sobra-se pouco espaço para investimento em inovação, e sem inovação não há crescimento.
Abaixo estão algumas propostas encaminhadas pelo setor industrial para os primeiros 100 dias do Governo Lula. Vamos conhecer as principais:
- Política industrial, reforma tributária, crédito de carbono.
- Estimulo a inovação, depreciação acelerada, financiamentos.
- Créditos tributários, reindustrialização.
- Integração internacional, dentre outros tópicos.
Legenda:
PIB – Produto Interno Bruto – Refere-se à soma das riquezas de tudo o que o país produz.
PIB Industrial – Refere-se à soma das riquezas de tudo o que a indústria produz de riquezas para a economia do país.
PIB Agronegócio – Refere-se à soma das riquezas de tudo o que a Agricultura e Pecuária produzem de riquezas para a economia do país.
Gostou do assunto? Quer saber mais ? Clique aqui para assistir na íntegra o Conversa Aberta com Ricardo Steinbruch, sobre as propostas do setor industrial para os primeiros 100 dias do novo Governo.
#Nossa Vicunha | #Conhecimento | #GenteeDialogoAberto