A unidade de Natal recebeu professores e estudantes do IFRN Caicó, cidade localizada a 270km da capital potiguar, para compartilhar conhecimentos e inovações, contribuindo com a capacitação dos docentes e alunos da região.
Seguindo nosso princípio Autonomia e Conhecimento, a Vicunha se disponibiliza a receber as instituições de ensino que desejam conhecer mais de perto a realidade fabril. Entre os dias 12 e 13 de junho, recebemos a visita da professora Tatiana Ferreira, docente do curso técnico têxtil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
A professora Tatiana, que também foi estagiária na Vicunha, retornou à empresa para uma capacitação prática, buscando atualizar seu conteúdo didático utilizado em sala de aula, e alinhar o ensino técnico às demandas, inovações e mudanças do setor, como ela destaca a seguir:
“Nos conteúdos em que ministro aula, percebi que os materiais não estavam atualizados com o que há de mais moderno. Devido a essa defasagem, precisei me capacitar e renovar os conhecimentos, pois o material didático dos professores é produzido por nós mesmos. Eu não retiro esse material na internet. O que a gente tem é com base na nossa formação e aí vamos formulando o conteúdo necessário. Então, essa foi a minha proposta de vir. E a Vicunha abriu sua portas e não só contribuiu com o conhecimento, mas com a imagens e vídeos que poderemos usar nas nossas aulas e apostilas”, declarou Tatiana.

Além da docente, recebemos também a turma do 4º ano do curso técnico em Têxtil do IFRN Caicó, acompanhada pelos professores Rubens Capistrano e José Henrique. Durante a visita, os estudantes puderam visualizar toda a extensão da cadeia de produção do nosso tecido, desde a classificação do algodão até o beneficiamento, e observar de perto o funcionamento de tecnologias e sistemas que, até então, conheciam apenas por meio de conteúdos teóricos.
Através das visitas, valorizamos o desenvolvimento e uma formação de qualidade, para aqueles que um dia poderão fazer parte da nossa empresa. O professor José Henrique, também ex-estagiário da Vicunha em Natal, reforçou a importância desse contato direto com o ambiente industrial:
“A oportunidade que temos de conhecer essa unidade é de extrema importância para a gente, que contribui para a formação do técnico em têxtil, em relação à multiplicidade de informações e à cadeia produtiva têxtil. Aqui é possível conhecer desde a parte de algodão e sua classificação, até a fiação propriamente dita. A oportunidade de conhecer praticamente três tipos de fabricação de fio, tudo de forma automática hoje em dia. A Vicunha é a única empresa do Rio Grande do Norte que trabalha com o processo contínuo. Então, para a gente, é uma oportunidade única que nós agradecemos de coração por abrir suas portas e fazer com que os alunos tenham essa experiência de conhecer como funciona uma grande indústria”, comentou José Henrique.
A experiência também agrega conhecimento na formação dos jovens que estão dando seus primeiros passos dentro do universo têxtil. A estudante Ana Livia compartilhou sua percepção sobre o momento:
“Essa visita possibilita que o nosso olhar se amplie para aquilo que a gente está estudando. Como, por exemplo, na matéria de beneficiamento que estamos pagando agora, termos esse contato com o beneficiamento em grande escala nos ajuda tanto a associar a teoria com a prática, como a conhecer a dimensão do mundo têxtil. Então, em todos os processos, para mim foi extremamente importante, porque eu pude fazer essa associação, ampliar meu conhecimento e me apaixonar ainda mais pelo mundo têxtil. Foi a melhor aula de campo que a gente teve, porque foi a mais completa. Eu fiquei apaixonada de verdade”, declarou Ana.
A Vicunha sente-se honrada por ser reconhecida como referência para a formação de futuros profissionais da indústria têxtil e reforça seu compromisso com a educação, inovação e desenvolvimento técnico. Dessa forma, seguimos colaborando para a formação de novos profissionais com conhecimento de qualidade, fortalecendo cada vez mais o setor têxtil da região.