Nosso Trabalho Inteligente

Expansão do TPM supera expectativas no 1º semestre de 2025

por Isabelle Lourenço | 11 de julho de 2025

Com um modelo de gestão voltado à melhoria contínua, sempre focado nas pessoas e processos, o TPM segue ao longo do ano com um cronograma de expansão através do desenvolvimento contínuo, sempre em busca da Excelência Industrial.

No decorrer de 2025 já foram implantados novos times de Gestão Autônoma (GA) nas nossas unidades fabris. As expansões horizontais são fundamentais para replicação das melhorias já testadas e implementadas nos setores: Fiação, Preparação a Tecelagem e Beneficiamento. O comprometimento das novas equipes é decisivo para o sucesso da iniciativa e, por consequência, para as melhorias que beneficiam tanto pessoas quanto processos.

Em Maracanaú, as Cardas e Aberturas foram as máquinas escolhidas para a implementação, que teve início em março com o Dia D, realizado nos três turnos, em ambas as máquinas, com a presença da produção, lideranças, membros de pilares e áreas de suporte.  O apoio da liderança e a dedicação das equipes fizeram, e continuam fazendo, toda a diferença para o desenvolvimento da rotina do time de Gestão Autônoma.

 

Já em Natal, três novas equipes estão em fase de desenvolvimento. No setor de Tingimento, que já contava com duas máquinas no TPM, foi implementada em mais duas novas máquinas, Pad Batch 02 e 03. O Dia D foi realizado no dia 23 de maio. Já na preparação à tecelagem, com a Engomadeira 1 prestes a avançar para o passo 3, iniciou-se o TPM na segunda máquina, a Engomadeira 2, com o Dia D realizado nos dias 26 e 27 de junho.

No setor de Fiação, uma nova célula de Open Ends composta pelas máquinas 06, 07 e 09 tiveram seu início marcado também pelo Dia D, realizado nos dias 04, 13 e 20 de junho.

 

Na unidade de Pacajus, todos os filatórios e bobinadeiras estão integrados ao TPM. As primeiras máquinas foram as 11 e 12, iniciada ainda em 2024. Desde janeiro deste ano, a unidade deu sequência à implantação nas demais máquinas. Atualmente, a área está com as equipes de Gestão Autônoma nas máquinas 1 a 12, fechando 100% dos filatórios e bobinadeiras da unidade com a metodologia TPM.

Esse formato de trabalho tornou-se essencial em nosso sistema produtivo e representa um diferencial estratégico da Vicunha. As equipes envolvidas têm demonstrado avanços significativos, e os resultados nas máquinas são fruto direto da disciplina, constância e eficácia do trabalho desenvolvido com o programa.

#VicunhaBrasil  |  #AutonomiaEConhecimento  |  #NossoTrabalhoInteligente  |  #TPM

Comentários 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *