Na Vicunha, nós conduzimos os nossos negócios com base em Integridade e Relações Duradouras. E hoje, fundamentados neste princípio, iremos falar sobre um tema indispensável para a boa convivência da nossa gente, o combate ao bullying.
Mas você sabe o que é bullying?
Bullying é um comportamento agressivo e repetitivo de alguém ou de um grupo em relação a outra pessoa. Não é apenas uma briga ou desentendimento ocasional: o bullying acontece quando alguém usa uma condição de poder (seja físico, social ou psicológico) para intimidar, ofender ou humilhar outra pessoa de forma intencional e constante.
Imagine a seguinte situação: um colega de trabalho está sempre zombando do seu cabelo, te excluindo das interações sociais ou espalhando boatos sobre você. Isso não é um evento isolado, mas algo que se repete e te faz se sentir mal. Isso é bullying.
Veja abaixo quais são os tipos de bullying:
- Físico: É o mais visível, envolvendo agressões como empurrões, socos, pontapés;
- Verbal: inclui xingamentos, insultos, apelidos ofensivos, provocações, comentários pejorativos;
- Moral: é difamar, caluniar, disseminar rumores;
- Social ou relacional: envolve a exclusão de grupos, espalhar boatos, manipular amizades, isolar a vítima;
- Psicológico: caracteriza-se por ameaças, intimidação, chantagem, extorsão, manipulação emocional;
- Material: consiste em roubar, furtar ou destruir objetos da vítima;
- Cyberbullying: acontece no ambiente digital, por meio de mensagens, fotos ou vídeos humilhantes, comentários ofensivos em redes sociais, ou a criação de perfis falsos para atacar a vítima;
O bullying deixa marcas profundas, tanto em quem sofre quanto em quem pratica e até em quem apenas observa. Para a pessoa afetada, as consequências podem incluir:
- Problemas emocionais, como ansiedade, depressão e baixa autoestima;
- Dificuldade de concentração na escola ou no trabalho;
- Queda no rendimento profissional e acadêmico;
- Isolamento social;
- Problemas de saúde física, como dores de cabeça e problemas digestivos;
- Em casos extremos, pode levar a pensamentos que levam a situações irreversíveis;
Para o causador do bullying, pode ser um sinal de que ele próprio está passando por dificuldades, e a falta de intervenção pode levar a comportamentos agressivos na vida adulta. Já para quem observa, a passividade pode gerar sentimento de culpa e impotência.
Combater o bullying e o desrespeito é uma responsabilidade de todos. Se você está sofrendo bullying, é fundamental não se calar. Procure a ajuda de:
- Familiares, em caso de menores de idade;
- Amigo de confiança;
- Psicólogo ou outro profissional de saúde;
- E se estiver acontecendo nas dependências da Vicunha, principalmente, acesse o nosso Canal de Conduta. Saiba mais clicando no link:
(https://canalconfidencial.com.br/grupovicunha/). Por meio dele, você recebe apoio nas denúncias e situações em que se sente importunado.
Confira também o nosso Código de Ética para saber como proceder nas situações cotidianas. Clique aqui!
Para realizar denúncias no nosso Canal de Conduta:
Telefone: 0800.377.8034
E-mail: vicunha@canaldeconduta.com.br.
Site: canalconfidencial.com.br/grupovicunha
O Canal de Conduta está disponível 24 horas por dia nos sete dias da semana. 🙂
Se você testemunhar um caso de bullying, não ignore. Ofereça apoio à vítima e, se possível, denuncie o ocorrido. A Vicunha tem um papel muito importante na criação de um ambiente psicologicamente seguro para a nossa gente e na implementação de políticas de combate ao bullying. Faça a sua parte! Que possamos todos evoluir juntos!
#VicunhaBrasil | #NossaBaseéoRespeito | #CanaldeConduta