Vicunha lança cartilha de prevenção ao suicídio em parceria com o TRT-CE — e essa é mais uma iniciativa do nosso programa Pra Ser Humano
Chegamos ao mês de setembro com uma campanha especial — Setembro Amarelo: Agir Salva Vidas.
Sabemos que os cuidados com a nossa saúde mental devem acontecer ao longo de todo o ano, mas aproveitamos este mês de setembro para destacar algumas iniciativas benéficas que nos ajudam a caminhar no sentido da saúde plena, ou seja, do bem-estar físico e emocional.
O nosso programa Pra Ser Humano realiza atendimentos psicológicos em todas as unidades do Brasil ao longo do ano, oferecendo suporte emocional no formato de terapias breves.
Só em 2025, já foram mais de 150 funcionários atendidos e uma média 1800 sessões, um benefício que fortalece ainda mais a conexão da Vicunha com a nossa gente.
Para ter acesso ao acompanhamento psicológico, é necessário buscar a área de Qualidade de Vida, que fará uma triagem e realizará o encaminhamento à psicóloga.
Além disso, o programa incorpora outras iniciativas que envolvem treinamentos e campanhas sobre saúde mental ao longo do ano.
.

Importante salientar também que o nosso plano de saúde nas unidades Brasil pode ser acionado para atendimentos psicológicos em casos leves e de maiores complexidades.
.
Sinais de alerta que indicam problemas com a saúde mental:
.
- Expressões de desesperança ou desamparo: “não vejo saída”, “não tem mais jeito”, “não aguento mais”, “não suporto mais essa vida” podem indicar uma visão negativa do futuro;
- Isolamento social: afastar-se de amigos, familiares e atividades sociais, sentimentos de solidão;
- Mudanças de comportamento: alterações repentinas no comportamento, como perda de interesse em atividades de que gostava antes ou negligência nos cuidados pessoais (hábitos de higiene);
- Mudanças no sono e no apetite: insônia persistente, excesso ou falta de apetite podem ser sintomas de um problema mais grave;
IMPORTANTE: a presença desses sinais não significa necessariamente que a pessoa esteja em risco imediato de suicídio, mas são indicativos de que pode ser crucial oferecer apoio emocional e procurar ajuda médica. Se você ou alguém que você conhece está exibindo esses sinais, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental ou de uma linha de apoio especializada em prevenção de suicídio o mais rápido possível. Lembre-se: AGIR SALVA VIDAS.
Para participar ativamente da nossa campanha, use a imagem abaixo como fundo de tela para as suas reuniões no Teams. É só baixar e adicionar no aplicativo.

Qualquer pessoa pode passar por momentos emocionais difíceis. Por isso, não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda ou de procurar um médico.
Do mesmo jeito que procuramos um profissional da saúde quando temos gripe ou sentimos dor de estômago, por exemplo, também devemos procurar um psicólogo ou psiquiatra quando a nossa cabeça não estiver bem.
Abaixo, você encontra um conteúdo preparado com todo o cuidado para aprender mais sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Essa é uma parceria da Vicunha com o Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Ceará (TRT-CE).

#VicunhaBrasil | #Autonomia&Conhecimento | #SetembroAmarelo2025

Ótima matéria e de muita importância a abrangência desse tema.
Muito bom esse assunto Parabéns a todos