Nossa Gente

Gente que Vibra | Valdecio S.S.: a musicalidade que encanta multidões

por Eduarda Costa | 29 de setembro de 2025

No Gente que Vibra de setembro, vamos contar a história de Valdecio S. S., que tem em suas raízes o amor pela música, especialmente pelo nosso forró

 

Valdecio, ou, como é mais conhecido nos palcos, Val Souto, chegou à Vicunha Natal em 2017, iniciando como ajudante nos setores de DPA, passando pelo LGI Operações e Movimentações, até conquistar seu cargo atual como bombeiro civil, no setor de Segurança do Trabalho. Mas, por trás do uniforme de quem protege vidas todos os dias, existe também o cantor e multi-instrumentista apaixonado que encanta plateias com sua voz, sua sanfona e suas melodias que exaltam a beleza do Nordeste.

Do berço ao palco 🎤

A trajetória musical de Valdecio começou cedo, ainda na infância, em meio a uma família repleta de músicos. Influenciado pelos tios e avô, que cantavam músicas gospel na igreja católica, ele foi crescendo em um ambiente onde a música era parte do dia a dia. Ele relembra com carinho:

“Iniciei ainda criança, já veio de berço, de parentes, dos meus tios, avô… enfim, da minha família, que são todos praticamente músicos. Eu fui crescendo neste ambiente agradável e musical, influenciado pelos meus tios, que tem segmento na igreja, e pelo meu avô, que escutava muito Luiz Gonzaga e outros cantores de sua época.” 

Entre os 7 e 10 anos, o pequeno Val já se arriscava no microfone, imitando ícones da MPB como Martinho da Vila, Djavan e Milton Nascimento, sempre de frente ao rádio. Com o tempo, seu coração encontrou morada definitiva no forró, inspirado por mestres como Flávio José e Dorgival Dantas. Sua primeira apresentação para o grande público aconteceu em 2014, no anfiteatro do IFRN de João Câmara, e desde então ele não parou mais. Hoje, já são 25 anos de estrada, com shows em bares, casamentos, aniversários e diversos eventos e festivais.

Premiações que celebram o talento 🏆

O talento de Valdecio não passou despercebido! Ele já coleciona algumas premiações ao longo da carreira. A primeira veio quando ainda estava dando seus primeiros passos na música:

“A minha primeira premiação oficial, com música, eu recebi quando criança ainda, que foi no Festival de Crianças, que era tradicional no interior, em que todo mundo cantou, e eu cantei a capela pela primeira vez, uma música do KLB, que no caso era uma tradução de outra música.”

Mas foi em 2024 que viveu um dos momentos mais marcantes: quando subiu ao palco do Festival do Industriário SESI – Entoando Canções, representando a Vicunha no teatro Riachuelo. Para uma plateia lotada, Val brilhou com sua canção autoral “Cheirinho de Juá” e levou o 1º lugar na categoria de Melhor Canção Autoral, recebendo a premiação em dinheiro e a produção profissional de um videoclipe. Um marco em sua carreira. No ano de 2025, voltou ao palco do festival, mas agora como cantor convidado do evento.

 

Como parte da premiação, o Festival do Industriário produziu ainda um vídeo institucional especial para a Vicunha, mostrando um pouco das nossas ações e celebrando a vitória de Valdecio com uma merecida homenagem.

Clique aqui para assistir ao vídeo!

 

Val também já brilhou em festivais de TV aberta, como o “Talento Mais”, da TV Ponta Negra, no programa de talentos do Fernando Luiz e em programas de rádio como Rádio Vale Verde FM 87. Sobre estar no palco, ele resume com emoção:

“Quando eu estou no palco, ou em um ambiente parecido, é outro mundo, outro espaço. É uma sensação de satisfação, um sentimento de prazer de estar fazendo o que você gosta, o que você ama, algo que já vem no sangue, ao que me completa em si.”

O show não pode parar 🪗

E sua carreira está apenas começando. Valdecio olha para frente com entusiasmo, ele tem grandes planos para o futuro e está mergulhado em um novo projeto voltado totalmente para o forró, o Val Souto: Trio Pé de Serra.

“Eu iniciei na MPB, tocando em barzinhos, com voz e violão, entre outros eventos também, então comecei a estudar sanfona, desde o final de 2017. Hoje tenho iniciado um projeto voltado para o forró em si, um trio “pé de serra”, de forró tradicional, com sanfona, zabumba e triângulo. Mas meus planos são trabalhar com uma banda grande, com outros instrumentos. Tenho projetos com outros artistas e compositores, e um videoclipe que vai ser lançado em outubro”, revela.

Val também participa de uma banda, na cidade de Ceará-Mirim, chamada Catemba da Maroca, com músicas autorais e homenagens a grandes artistas do gênero.

Com carisma, talento e uma energia contagiante, Val Souto é daqueles artistas que fazem a gente vibrar junto. E nós, claro, seguimos na torcida por muitos palcos, aplausos e canções. Fique ligado, porque vem muito mais música por aí!

Comentários 8