Processos responsáveis foram retratados em capítulo inteiramente dedicado ao nosso negócio.
A nossa empresa teve um grande reconhecimento no livro “Consumo e Produção Responsáveis: pesquisas & práticas”, organizado por Celso Augusto de Matos e Katia Bonfanti, lançado recentemente pela Editora RJR. A publicação conta com nove capítulos, que tratam de experiências corporativas positivas em áreas como saúde e bem-estar, marketing consciente, comportamento do consumidor e moda sustentável.
O livro traz um capítulo dedicado inteiramente a nós, com o título: “Vicunha: um caso de produção sustentável na indústria do jeanswear”. A seção foi escrita por Inês Pereira, professora do departamento de Marketing da FVG, que é especialista em pesquisas em comportamento do consumidor e sustentabilidade.
Em geral, o trabalho traça um contexto do setor têxtil no Brasil, apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis aos quais nos comprometemos e analisa o ciclo de vida dos nossos produtos. Na sequência, a autora trata dos nossos processos de pré-produção, fiação, tecelagem, acabamento, comercialização, até distribuição, consumo e descarte.
O capítulo foi baseado em pesquisas bibliográficas, dados da Abit e informações providas pelo nosso diretor de Operações, Marcel Yoshimi Imaizumi. O livro pode ser acessado na versão online pública neste link. E também é disponibilizado na Amazon na versão Kindle.
“Para nós da Vicunha, é uma grande honra ver o nosso trabalho sendo reconhecido por uma pesquisadora de uma instituição tão importante quanto a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A nossa presença neste livro vai ajudar a levar conhecimento para a sociedade poder compartilhar boas práticas, inspirando ações para um mundo melhor e mais consciente”
Marcel Yoshimi Imaizumi
Saiba mais sobre o livro
A publicação conta com QR Code e links, que o tornam uma experiência viva, levando o leitor para além dos textos apresentados. Ela aborda um tema que faz pensar na importância das pesquisas conectadas à ação para assegurar a sustentabilidade da vida. A partir de estudos ligados à prática, os autores tratam de temas que fazem parte do cotidiano do leitor e espalham reflexões importantes.
Esta obra pode trazer ideias para jovens e adultos se engajarem na sustentabilidade e se desafiarem a promover ações no seu grupo, comunidade ou empresa em que atuam. Sobretudo, é para quem acredita que alternativas criativas, adotadas pelos coletivos, podem transformar e regenerar o meio onde vivemos.
Quer saber mais sobre a nossa jornada sustentável? Então veja aqui entrevista com nosso diretor de Operações, Marcel Yoshimi Imaizumi, publicada recentemente.
#TrabalhoInteligenteSustentável | #JornadaSustentável
Vicunha Natal retirou um pé de manga
Isso não é sustentabilidade