Jornada Sustentável

A Vicunha se torna uma das empresas signatárias da Liga de Descarbonização

por Jessica Pinheiro | 3 de novembro de 2025

Conectados cada vez mais com a nossa Jornada de Sustentabilidade e buscando reforçar nosso compromisso com a agenda climática, nos tornamos uma das empresas signatárias da Liga de Descarbonização. Junto a outras organizações, integramos um esforço coletivo que busca acelerar a transição da indústria têxtil e de moda rumo a uma economia de baixo carbono.

A página oficial da Liga de Descarbonização foi lançada no último dia 30 de outubro, durante o Congresso Internacional Abit 2025, realizado em São Paulo.

Gerente de Sustentabilidade e Inovação da ABIT Camila Z.

Saiba mais!

A Liga de Descarbonização é uma iniciativa liderada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Abit, com apoio de diversas entidades. O movimento, cujo compromisso público foi lançado recentemente, incentiva a elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa e a divulgação de seus resultados, dando visibilidade às empresas do setor comprometidas com essa agenda.

Na Vicunha, temos diversas iniciativas históricas que contribuem com a moda de baixo carbono. Nossas três fábricas no Nordeste do Brasil consomem energia elétrica eólica e renovável. E há cerca de 20 anos, substituímos de forma pioneira o uso de gás natural por biomassa para alimentar nossas caldeiras. Ao eliminar a queima de combustíveis fósseis, a empresa passou a reduzir significativamente a emissão de CO2. Além disso, elaboramos inventários de emissões de gases de efeito estufa e publicamos em nossos relatórios de sustentabilidade, dando transparência às nossas práticas corporativas.

“Esse é mais um passo importante que damos na caminhada da sustentabilidade e que irá somar as diversas outras ações que já implementamos, este compromisso reforça o nosso DNA e demonstra publicamente a nossa aspiração por um mundo cada vez melhor. “ Luiz E. V., setor de Produto, Inovação e Qualidade da Vicunha.

Vamos juntos nessa jornada? Para saber mais sobre o movimento, acesse liga.abit.org.br.