Existem alguns acessórios que nunca saem de moda: o cinto de segurança é um deles!
Esse equipamento é imprescindível para proteger todos que estejam em veículos, sejam carros particulares, ônibus ou caminhões. Uma ferramenta simples, fácil de usar e que não traz desconforto.
Aqui na Vicunha, é muito importante, e obrigatório por lei, o uso do cinto de segurança em todos os nossos veículos, sejam nos ônibus das fábricas, nas vans e em carros menores que dão apoio ao ir e vir dos nossos funcionários. Fique sempre atento à sua segurança e à de quem está ao seu redor.
Cenário exige mudança de comportamento
A concessionária Entrevias realizou pesquisas em rodovias brasileiras no período de um mês. Foram observados 137 mil veículos circulando nos pedágios. Dentre eles, um quinto dos ocupantes dos veículos estavam sem o cinto. Entre as pessoas no banco de trás dos carros, 37% estavam sem o cinto de segurança e 33% dos motoristas de caminhão viajavam sem a proteção.
Separamos 5 motivos pelos quais devemos sempre usar este item!
- Em um acidente, a probabilidade de sobrevivência com o cinto é, em média, sete vezes maior do que sem ele!
- Se uma pessoa for arremessada para fora do veículo em uma colisão, sua chance de sobreviver é dividida por cinco. O cinto mantém o passageiro dentro do veículo, diminuindo as consequências da situação;
- Para as gestantes, o cinto de segurança protege a vida da mãe e aumenta as chances de sobrevivência do bebê. Lembre-se: a alça inferior do cinto deve ser apoiada no osso da bacia da mãe;
- Cerca de 70% das colisões ocorrem com velocidades inferiores a 50 km/h, quando o cinto de segurança é altamente eficaz;
- Sem usar o cinto, os passageiros do banco de trás de um veículo ameaçam a segurança de quem está nos bancos da frente. Segundo estatísticas, 80% das mortes de pessoas dos bancos da frente são causadas por passageiros sem cinto no banco de trás.
Veja algumas curiosidades para acabar de vez com as dúvidas sobre a importância do cinto:
Algumas pessoas argumentam que correr risco é uma questão de liberdade pessoal. Porém, as consequências decorrentes dos acidentes são distribuídas sobre toda sociedade. Além de pessoal, a segurança é também uma questão social.
#Respeitoàvida
#CintodeSegurançaSalvavidas
#TodoDiaéDiadePrevenção