Os Times de Aprendizagem em SSMA foram desenvolvidos tendo como base a publicação: A prática de “Learning Teams”: Aprendendo e melhorando a segurança, qualidade e excelência operacional. A metodologia se baseia no foco em problemas reais e na participação ativa dos membros, aprendizagem colaborativa, ambiente seguro, foco em soluções práticas, aprendizagem contínua e compromisso da liderança.
Tivemos a primeira experiência na Fiação da unidade de Maracanaú, onde os funcionários, em conjunto com a gestão do setor e o time de SSMA, conseguiram implementar essa prática.
A metodologia ajuda a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, melhora a comunicação entre os membros e promove a resolução de problemas em SSMA de forma colaborativa.
Essas equipes trabalham em diversas frentes, atuando como um acréscimo na qualidade e velocidade e nas resoluções de desvios registrados no sistema. Elas melhoram o clima organizacional, proporcionando uma maior interação das pessoas, compartilhando desafios e conversando sobre sugestões de melhorias. Consequentemente, tornando possível a construção de um ambiente propício a uma maior saúde mental, diminuição de doenças do trabalho, como Burnout, e melhor qualidade laboral.
O programa também proporciona que as pessoas tenham um local de oportunidades para demonstrarem suas capacidades resolutivas e apresentarem sua desenvoltura profissional.
O Assistente Técnico de Produção da Fiação em Maracanaú, Maxwell Santos, destaca a importância do projeto:
Como ocorrem as reuniões?
Os encontros acontecem quinzenalmente, em consonância com o agendamento de cada setor, onde são discutidas algumas problemáticas e desenvolvidas soluções em grupo, tais como projetos de segurança, tratativas de checklists de Segurança, planos de ação para cada setor e a evolução das práticas de SSMA na Vicunha.
Waldiney Carlos, chefe da Fiação II e da Urdideira em Maracanaú, destaca os grandes pontos positivos que o projeto tem gerado.
Os Times de Aprendizagem em SSMA já estão em ação nas unidades de Maracanaú e Natal, mas ainda em processo de alinhamento e padronização dos métodos.
A iniciativa está em processo de ampliação nas áreas de Índigo, Tecelagem, Manutenção Preditiva, DMP / Desfibradeira e Acabamento, onde estão sendo escolhidos os facilitadores, sendo ministrados cursos de como funciona cada time e o alinhamento de boas práticas de segurança, saúde e meio ambiente, para capacitar as pessoas envolvidas.
Manoel Julião, chef da Preparação a Tecelagem em Natal, destaca os feedbacks e o quanto os Times estão empolgados com o projeto.
Confira algumas fotos dos momentos dos Times de Aprendizagem em SSMA:
Parabenizamos a área e a Nossa Gente pelo excelente trabalho!
#NossoTrabalhoInteligente | #TimesDeAprendizagemSSMA
Parabéns a Vicunha por sempre incentivar e proporcionar momentos junto aos seus funcionários quanto ao cuidado genuíno.
Neh!
Engajamento é muito importante.
Desde já, na torcida para que esse projeto evolua bastante. ☺️🤗