Colabore para a redução de gastos e para fazermos mais com menos
Em um cenário de juros altos no país e o encarecimento do crédito, devido a casos recentes de instabilidades bancárias no mundo, ficou ainda mais evidente a importância da economia de recursos nas empresas. Isso permite o equilíbrio das contas e colabora com a saúde financeira dos negócios.
E aqui na Vicunha não é diferente. Nos últimos meses, tomamos algumas iniciativas estratégicas para diminuir gastos. Entre as medidas emergenciais tomadas pela empresa estão as férias coletivas em nossas unidades fabris de Pacajus, Maracanaú e Equador, buscando baixar nossos estoques até uma sinalização de normalização do mercado. Além disso, renegociamos nossas dívidas de curto prazo para ganharmos mais fôlego financeiro, além de termos repactuado preços e contratos com fornecedores de matéria-prima e serviços.
Também realizamos recentemente uma série de investimentos para nos tornarmos ainda mais competitivos. Entre essas iniciativas estão a inauguração da V.Laundry, a construção da fiação em San Juan e a adequação da unidade de Pacajus para a produção de brim. Com isso, estamos nos fortalecendo frente à concorrência para atender nossos clientes com as melhores condições possíveis.
E como todos nós podemos contribuir?
Nesse cenário, é importante que todos colaboremos para a redução de gastos, buscando alternativas para fazermos mais com menos. Essa atuação consciente depende de todos os setores, da produção até as áreas de apoio. Confira algumas recomendações:
1) Foque no estritamente necessário
Em momentos de contenção de gastos, devemos priorizar atividades fundamentais para a manutenção do nosso negócio. Por isso, é importante que nossas equipes tenham a flexibilidade para replanejarem projetos e iniciativas que podem ser realizadas em momentos mais oportunos.
- Foque em atividades que visam dar maior retorno operacional, comercial e sustentável.
- Evite viagens e deslocamentos neste momento. Caso sejam realmente necessários, converse com a sua liderança para a validação desta atividade junto à diretoria.
- Evite a aquisição de materiais ou serviços que podem esperar para serem adquiridos em um momento mais conveniente.
- Ao estabelecer ou revisar contratos, adeque o escopo e o preço visando à economia de gastos.
2) Eficiência é fundamental
Nossas equipes devem sempre buscar melhorar a produtividade e a eficiência. Isso requer que estejamos atentos para a revisão de processos, rotinas, métodos, sempre de olho na melhoria contínua.
- Elimine toda a forma de desperdício nas áreas, sejam de serviços ou materiais que podem ser reduzidos.
- Tome decisões assertivas, que busquem resolver problemas com agilidade e simplicidade
- Melhore a qualidade e diminua retrabalhos. Isso ajuda a reduzir custos tanto na operação quanto em áreas de apoio.
3) Princípios em prática
Também nos momentos de desafios, precisamos nos voltar para nossos princípios e avaliar como podemos agir da melhor maneira na condução do nosso negócio. Agilidade e simplicidade nos ajuda a pensar de forma objetiva e com foco em soluções rápidas e assertivas. E, complementarmente, Inovação e excelência sugere que busquemos fazer mais e melhor com menos recursos. Tudo isso para que sejamos ainda mais competitivos no mercado, com base no Resultado com foco do cliente.
Com Autonomia e conhecimento, empoderamos nossos funcionários para decidirem sobre como podemos enfrentar desafios e resolver problemas. Ao mesmo tempo, Gente e diálogo aberto pressupõe que a troca de ideias e a valorização de pessoas e equipes nos ajudam a chegar a melhores soluções. Juntos, e sempre com base em Integridade e relações duradouras, seguiremos trabalhando para a sustentabilidade do nosso negócio e para o fortalecimento da nossa relação com as pessoas e com o mundo.
Muito bom, isto é ser sustentável é ser lean e é ter um sistema de gestão integrado efetivo.
ECONOMIA SIM , ESTAMOS EVITANDO VIAGENS INTERNACIONAIS E TER UM CONTATO PROXIMO COM OS CLIENTES ATRAVEZ DO TEAMS E WSAP
Zaproxy dolore alias impedit expedita quisquam.