Em alinhamento aos pilares de sustentabilidade e princípios da empresa, a área de Comunicação vem adotando práticas para reduzir o impacto ambiental de suas operações nas nossas unidades. A estratégia sustentável foi estruturada no Plano de Comunicação Interna de 2023, criado em janeiro deste ano com a contribuição de diversas áreas da companhia.
E como era de se esperar, o planejamento já vem dando bons frutos. Neste primeiro semestre, melhoramos o impacto ambiental de 13 das 28 ações, ativações e eventos em que participamos da produção, se comparado às realizações do último ano. A melhoria de 46% das iniciativas se deu, principalmente, com a diminuição total ou parcial de brindes de plástico ou de banners e faixas de lona das ações realizadas.
Como alternativa, passamos a utilizar papel em banners e tecidos com aplicação de serigrafia nas faixas. Para brindes, damos preferência ao uso de madeira, bambu, papelão, tecidos, entre outros materiais orgânicos. A utilização do plástico, quando realizada, é feita com artigos reciclados, ajudando a dar um novo ciclo de vida a materiais já descartados.
“Com a transição para práticas mais sustentáveis, a área de Comunicação já percebe uma evolução significativa. No momento, estamos sensibilizando as áreas sobre os ganhos de trabalharmos juntos com materiais biodegradáveis, buscando parcerias em ações para reduzirmos drasticamente a nossa pegada ambiental. Acreditamos que é possível comunicar e ativar campanhas de forma responsável e consciente. Estamos em uma jornada de melhoria e, no próximo ano, a meta da nossa área é chegar ao patamar de 100% de materiais ambientalmente corretos nas ações corporativas”.
Equipe de Comunicação
Por que evitar plástico e lona?
Nosso esforço é para reduzir ao máximo elementos que não são absorvidos pela natureza. Para se ter uma ideia, o papel, que é biodegradável, é decomposto em cerca de um mês. Já o plástico demora cerca de 400 anos para se decompor. E, quando esse material se desfaz, ele se torna microplástico, partículas que continuam na natureza por gerações, estando presente na água e no nosso corpo.
Comunicação digital
Ao mesmo tempo em que remodelamos nossas ações em formatos físicos, também potencializamos nossa atuação em canais online, o que gera eficiência na ação comunicativa e diminui os recursos despendidos. Em 2023, dobramos a visitação ao portal Meu RH nos cinco primeiros meses. Para se ter uma ideia, iniciamos o ano com 21,5 mil acessos e fomos registrando aumento gradativo do número de visualizações a cada mês. Em maio, batemos o recorde, com 42 mil visitas à plataforma. Desse total, 70% da leitura é feita via celular e 30% via computador.
Também o número de visitantes aumentou, com uma alta de 150%. Em janeiro, 2,6 mil pessoas acessaram o portal, enquanto, em maio, 6,5 mil funcionários entraram no site em busca de conteúdos relevantes.
A estratégia digital foi fortalecida em 2022, quando lançamos o portal Meu RH, em maio, e a revista eletrônica semanal Voga, em novembro. Desde a sua inauguração, a Voga é responsável por turbinar o acesso ao Portal Meu RH, gerando tráfego de visitantes para a plataforma por meio da edição semanal via e-mail e Whatsapp.
Seja por meio de suportes físicos, ativações, eventos ou campanhas digitais, estamos evoluindo na área de Comunicação com base nos pilares de sustentabilidade, somados à nossa crença, propósito e princípios. Queremos chegar cada vez mais nas pessoas, levando informação e conhecimento de forma sustentável, ágil e eficiente.
#ComunicaçãoSustentável | #TrabalhoInteligenteSustentável | #Voga