Nas últimas semanas as unidades fabris da Vicunha no Brasil participaram do dia D promovido pelo TPM, a expansão da área possibilitou que máquinas dos setores de Acabamento, Desfibradeira e Preparação a Tecelagem fossem contempladas pela ação.
O TPM é um programa que visa a Capacitação e Valorização das pessoas para alcançar a Excelência Operacional. Esse ano estamos em expansão do TPM para todas as áreas produtivas da indústria e o primeiro passo é fazer a Limpeza e Inspeção de Máquina, que chamamos de dia D.
O objetivo do dia D é reunir um time com várias áreas e pessoas, onde todos irão limpar a máquina para que seja possível identificar anomalias que prejudiquem o processo produtivo. A ação é fundamental para eliminar poeira, sujeiras e materiais que não são utilizados na máquina.
A mecânica da manutenção da unidade de Pacajus, Layna Andrade, já havia participado de outros dias D como apoio e no último esteve como madrinha de uma máquina. Layna ressalta a importância da experiência.
O dia D colabora também com a metodologia 5S difundida na empresa, a filosofia que nos ajuda a tornar os processos mais produtivos, seguros e sustentáveis serve como um dos pilares da ação.
Luiz Felippe é supervisor de Manutenção Utilidades – Climatização em Maracanaú e participou do dia D na Desfibradeira em Maracanaú. Felippe também faz parte do Pilar de Gestão Autônoma, que é responsável por garantir o andamento do TPM nas áreas. Para ele a metodologia 5S foi um ponto fundamental para o sucesso da ação.
O chefe da área de Preparação à Tecelagem em Natal, Manoel Neto, destaca a importância do protagonismo e o entusiasmo dos operadores durante o dia D.
Ao todo, cerca de 360 funcionários participaram do momento em nossas unidades fabris. Tivemos 194 etiquetas colocadas em Maracanaú, 95 em Natal e 216 em Pacajus, somando o total de 505 etiquetas que representam alguma anomalia existente na máquina. Com a identificação e correção dessas anomalias, a máquina tende a melhorar o seu funcionamento, qualidade e segurança.
Confira abaixo como foi o dia D em nossas unidades fabris!
Unidade Maracanaú
Unidade Natal
Unidade Pacajus
#NossoTrabalhoInteligente #DiaDTPM #MelhoriaContínua
Ressalto a importância da participação de todos nesse momento. Mostramos que o engajamento do dia “D” é primordial para a busca da excelência operacional.
Um evento muito importante, onde diversas áreas trabalham com o mesmo objetivo. Estamos a cada dia construindo um ambiente de trabalho mais consciente e participativo, pois juntos somos mais fortes e imparáveis.
“Viva o dia D”, parabéns a todos os envolvido nessa ação.
Zaproxy dolore alias impedit expedita quisquam.