Nas 3 últimas semanas, trouxemos aqui conteúdos sobre nossas certificações. Na primeira matéria, abordamos a ISO 9001 e a ISO 14001, que atestam nossos sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental. E no segundo artigo, tratamos das certificações a GRS e Regenagri. Semana passada falamos da certificação OEKO-TEX e do programa ZDHC.
Dentro da comunicação da nossa Jornada de Sustentabilidade, hoje abordaremos mais duas metodologias que são o Padrão SMETA-SEDEX e o Programa Higg Index. A seguir você pode conhecer mais a fundo o que esses compromissos representam para a nossa empresa e como são importantes dentro da nossa jornada de sustentabilidade.
A SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) é uma metodologia que avalia aspectos de responsabilidade social, ética e sustentabilidade ambiental em cadeias de suprimentos globais. Ela foi desenvolvida para medir o desempenho de empresas em relação a critérios como direitos trabalhistas, saúde e segurança, meio ambiente e ética nos negócios.
A Vicunha adota os critérios SMETA ou é auditada nos critérios SMETA desde 2018. Uma das características marcantes da SMETA-SEDEX é a ênfase na transparência da cadeia de suprimentos. Ela incentiva as empresas a entender e comunicar as condições de trabalho e práticas éticas em todos os estágios da cadeia, promovendo a responsabilidade compartilhada.
A utilização da metodologia SMETA-SEDEX demonstra o compromisso da Vicunha com altos padrões éticos e sustentáveis. Além de promover uma cultura de responsabilidade social, contribui entre outras coisas para melhorar a reputação da marca, atrair clientes conscientes, abrir portas para novas oportunidades de negócios, e reforçar a integridade da Vicunha nas relações duradouras com toda a cadeia.
Também no ano de 2018 implementamos o padrão do Higg Index – Higg FEM, e em 2021 HIGG FSLM.
O Higg-INDEX é uma ferramenta de avaliação amplamente reconhecida na indústria, desempenhando um papel fundamental na medida e avaliação dos impactos ambientais e sociais das operações de nossas instalações de produção. O programa se divide em duas vertentes: Higg FEM e Higg FSML.
O Higg Facility Environmental Module (FEM) concentra-se na dimensão ambiental. Ele avalia diversos aspectos, desde o uso de recursos naturais até a gestão de resíduos e emissões. Ao medir a pegada ecológica de nossas operações, o FEM nos ajuda a identificar oportunidades de melhoria em termos de eficiência energética, redução de desperdício e adoção de práticas sustentáveis. Ao implementar as diretrizes do Higg FEM, a Vicunha não apenas demonstra o nosso compromisso com a gestão e conservação ambiental, mas também contribui para a mitigação dos impactos adversos da indústria.
Já o Facility Social & Labor Module (FSLM), por outro lado, concentra-se na dimensão social e trabalhista. O programa avalia as condições de trabalho, os direitos dos trabalhadores e as práticas sociais em nossas instalações. Através da avaliação dos padrões de saúde e segurança ocupacional, equidade de gênero, remuneração justa e outras questões sociais. Ao aderir às diretrizes do Higg FSLM, a Vicunha reforça o nosso compromisso em criar ambientes de trabalho seguro, ético e inclusivo.
Em resumo, o Programa HIGG-INDEX (FEM e FSLM) nos auxiliam a avaliar e aprimorar nossas práticas operacionais, minimizando nosso impacto no meio ambiente e promovendo condições de trabalho mais justas.
Gostou de saber mais sobre nossas metodologias e programas? Comente aqui embaixo o que achou de conhecer um pouco mais dessas iniciativas que fazem parte da nossa Jornada de Sustentabilidade, e que auxiliam a Vicunha a se posicionar cada vez mais como uma empresa sustentável e socialmente responsável.
#NossoTrabalhoInteligenteSustentável #JornadaSustentável #SmetaSedex #HiggIndex
Zaproxy dolore alias impedit expedita quisquam.