Não lhe faltam adjetivos: democrático, versátil, sustentável… Da obra ao baile, o jeans segue vestindo e inspirando gerações. Sabe por quê?
É bastante provável que você, amante de denim, já tenha ouvido por aí expressões como “o jeans é super democrático” ou “o jeans é super sustentável”… Ora o jeans é isso, ora o jeans é aquilo…
Mas você sabe por quê? Você sabe qual é o conceito ou a história por trás dessas associações?
Hoje a Voga traz para você quatro porquês essenciais sobre o denim para ampliar ainda mais o nosso repertório sobre cultura jeanswear. Antes, porém, vamos solucionar uma questão básica.
Qual é a diferença entre jeans e denim? Bem, não custa relembrar para fixar na memória: denim é o tecido com o qual se confeccionam peças jeans. Esse é o estilo jeanswear de ser e vestir-se.
Agora, sim, vamos aos porquês.
1. Por que o jeans é sustentável?
O denim possui diversas características que o tornam especial e adequado ao nosso vestuário. Uma delas é a durabilidade: fabricado geralmente com fibras naturais, como o algodão e o cânhamo, um jeans pode durar décadas sem esgarçar ou desfiar. Ou seja, até por definição, o jeans é sustentável porque dura muito. Nesse sentido, talvez seja uma das peças mais sustentáveis do guarda-roupas.
2. Por que o jeans é democrático?
O jeans é democrático não somente por ter se popularizado e alcançado todas as camadas sociais, assim no Brasil como no mundo, mas também porque oferece a quem veste uma espécie de identidade unificadora, proporcionando uma agradável sensação de pertencimento. Em outras palavras, pode-se afirmar que o jeans promove um tipo especial de “uniformização”.
3. Por que o jeans é símbolo de resistência?
O jeans é um símbolo de resistência porque mantém sua integridade mesmo submetido a desgastes cotidianos, ou seja, ao uso diário. É assim no sentido literal e também no político, porque o jeans serviu como uma “armadura” de proteção para a classe operária dos EUA do século XIX, mais especificamente para os mineiros da chamada “corrida do ouro”, cujas condições de trabalho eram precárias.
Os cowboys (vaqueiros) e os lumberjacks (lenhadores) da época, assim como os soldados americanos nas guerras que se sucederiam no século XX, também adotaram o jeans para uso diário.
4. Por que o jeans é símbolo de juventude e rebeldia?
O jeans também está associado à juventude, especialmente à imagem de Elvis Presley em início de carreira, “um jovem rebelde” que desafiava os costumes usando jeans (quando o padrão era usar terno), cantando um ritmo novo chamado Rock’n Roll e dançando com movimentos “ousados” de quadris.
Abaixo, à esquerda, a foto original em preto e branco da campanha publicitária do filme “Jailhouse Rock” (1957), estrelado por Elvis Presley, o Rei do Rock. E à direita, a mesma foto colorizada por IA.
Aqui no Brasil, as estrelas do movimento musical Jovem Guarda, lideradas pelo “Rei” Roberto Carlos, protagonizaram campanhas de grandes marcas jeanswear e ajudaram a popularizar essa ideia.
Abaixo, a propaganda da coleção “Calhambeque”, das Lojas Renner, estrelando Roberto Carlos, veiculada na revista “TV Sul” em 1966, dois anos depois do lançamento do hit “O Calhambeque” (1964).
E então, gostou desse conteúdo? Já conhecia esses porquês? Curta e deixe o seu comentário! ♥