Este ano o Sistema de Gestão Integrada da Vicunha reestruturou o modelo de auditoria interna das ISOs, atualizando um padrão utilizado há 25 anos. As melhorias incluíram: todos os processos das nossas unidades no Brasil sendo auditados, a Diretoria Executiva passando por essas avaliações pela primeira vez e os nossos operadores atuando como auditores.
Os processos a serem auditados foram divididos em três períodos do ano, durante os meses de maio, agosto e novembro. Neste novo cenário, além de auditar todos os processos do escopo nas unidades do Brasil, também foi possível adequar os processos da unidade de Natal à ISO 9001, que ainda não faziam parte, sendo do DMP até a Tecelagem.
Foram constatadas 3449 conformidades de processo, com 394 funcionários envolvidos e treinados e 86 oportunidades de melhoria que estão sendo implementadas dentro do sistema de tratamento de não conformidades, o Siclope.
O Operador do Beneficiamento na unidade de Natal, Erinaldo Marinho, foi um dos auditores do último ciclo e conta que a experiência o fez sentir valorizado pela empresa.
O último ciclo, que teve início no dia 06 de novembro, será oficialmente finalizado no dia 04 de dezembro, com a entrega dos certificados aos funcionários que atuaram como auditores. Este processo contou com a apoio de 85 auditores internos distribuídos nas unidades Brasil.
Mas afinal, o que são auditorias internas?
São uma ferramenta estratégica para impulsionar a melhoria contínua. Ao analisar minuciosamente os processos, identificando pontos fortes e áreas de oportunidade. A auditoria interna fornece insights valiosos que capacitam os funcionários e ajuda à organização a aprimorar constantemente suas práticas e alcançar níveis mais elevados de eficiência e eficácia em busca da excelência operacional.
Confira abaixo algumas imagens da finalização do último ciclo de 2023:
Parabenizamos a Vicunha pela manutenção e melhoria desta ferramenta estratégica na organização e pela formação e desenvolvimento continuado do grupo de auditores internos!