Especial

Como a calça jeans se tornou artigo de luxo?

por Joao De Freitas | 1 de setembro de 2024

A história do denim viveu uma reviravolta quando o estilista Calvin Klein desfilou, pela primeira vez, uma calça jeans azul como peça de alta costura em meados da década de 1970

 

Já vimos aqui na Voga como a história do nosso democrático denim vem se transformando ao longo das décadas, percorrendo um longo caminho desde a invenção do tecido na cidade de Nimes, França, passando pela criação da calça jeans azul como a conhecemos hoje (patenteada por Levi Strauss nos Estados Unidos em 1873), pela popularização entre os jovens americanos nos anos 1950, como símbolo de liberdade e revolução sexual nos 60 e 70, até o uso diário pela população mundial nos dias atuais.

A história do denim vem sendo construída capítulo a capítulo, sempre com episódios marcantes.

Um deles foi promovido pelo estilista americano Calvin Klein. Em 1968, o jovem costureiro de origem judaica fundava a sua marca na cidade de Nova York com US$ 10.000,00 emprestados do melhor amigo Barry K. Schwartz. Nascia assim uma das grifes mais famosas do mundo.

As primeiras coleções apresentavam casacos, vestidos, roupas esportivas e blazers, entre outros artigos. Mas foi em 1976 que Calvin Klein incorporou a calça jeans ao seu catálogo de produtos, quando se tornou o primeiro estilista a apresentar uma calça produzida com denim azul na passarela.

Essa foi a entrada triunfal do jeans na alta costura.

Com toda a certeza, um momento jeansidentity. Veja a foto abaixo.

O jeans de luxo se tornou um verdadeiro sucesso comercial. Tanto que, dois anos depois, em 1978, ele lançaria a Calvin Klein Jeans. Nascia assim um nicho de mercado muito específico. Nos anos seguintes, grifes como Versace, Dolce&Gabbana e Dior também entrariam no mundo azul da moda jeanswear.

Na década de 1980, Calvin Klein ainda escreveria mais um capítulo na história do denim quando lançou uma campanha com a jovem modelo Brooke Shields explorando o potencial de sedução do jeans, o que gerou polêmica na sociedade americana. Mas essa é outra história que será contada aqui. Acompanhe.

Gostou desse conteúdo? Deixe o seu like e conte para nós aqui nos comentários!