Entender mais sobre nossos fundamentos nos ajuda a compreender o que é o jeansidentity e como ele nos orienta a seguirmos colaborando com a sociedade!
Com frequência, ouvimos falar sobre a cultura da Vicunha, incluindo a nossa crença, propósito e princípios. E, em algumas vezes, podemos nos confundir sobre alguns desses fundamentos. Para te ajudar a entender mais sobre o tema, trazemos abaixo uma explicação resumida sobre a nossa evolução cultural. Vamos ver?
Onde tudo começou?
Em 2018, iniciamos um processo de reflexão interna sobre o que é a nossa cultura e quais os valores que nos movem. Com a ajuda de uma agência especializada em Marca e Cultura, a Thymus, começamos um trabalho conjunto há cerca de 5 anos. Foi então que entrevistamos a nossa gente, fazendo perguntas sobre o nosso jeito de ser para operadores, analistas, líderes, acionistas e parceiros.
Com base nos depoimentos das pessoas, desenvolvemos um trabalho de revisão da nossa cultura, com a definição da nossa crença, propósito e princípios. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses fundamentos?
Crença: antes de tudo, no que acreditamos?
Este fundamento é uma forte convicção sobre nosso ponto de partida: no que nós cremos coletivamente na Vicunha? Ao entendermos o que nos mobiliza, conseguimos fundamentar a nossa cultura de forma sólida. Mas, afinal, qual é a nossa crença? Confira abaixo:
Repare que ao elaborarmos a nossa crença, estamos definindo o começo de tudo. Veja que ela já trata sobre alguns termos importantes, “quem você é”, “identidade”, “jeito”, “vestir” e “viver”. Foi nesse momento em que ficou mais claro para nós quais eram as nossas reais motivações como empresa.
Propósito: o que queremos a partir de uma crença?
Depois de entendermos a raiz das nossas motivações, que é a crença, passamos a refletir sobre o que queríamos como empresa. Quais nossos desejos para o negócio? Como contribuir para o mundo e a vida das pessoas? A partir desse trabalho conjunto de reflexão, conseguimos chegar ao nosso propósito.
Repare que ele é uma resposta à nossa crença. Ele é o que justifica nossa presença na sociedade e nos diferencia no mercado:
Finalmente, o #jeansidentity!
Repare que a reflexão que foi iniciada com a identificação da nossa crença resultou numa orientação muito clara: que é o foco no jeansidentity, ou seja, na identidade de cada indivíduo por meio do jeans.
“Jeansidentity” é um termo que combina “jeans” (denim) e “identity” (identidade). Refere-se à identidade única e característica associada ao jeans, não apenas como uma peça de roupa, mas também como um símbolo cultural. O termo é frequentemente usado pela gente para descrever a conexão emocional e cultural que as pessoas têm com o jeans, que vai além do aspecto funcional da roupa, incorporando elementos de estilo pessoal, moda, expressão individual e até mesmo valores e ideais pessoais.
Onde entram os nossos princípios?
Ao definirmos o que acreditamos e o que queremos, já tínhamos bem clara a nossa orientação. Mas como garantir que ela seria realizada da melhor maneira? Pois bem, para termos a certeza que trabalharíamos de forma harmônica, estabelecemos valores comuns para o nosso trabalho e para a nossa convivência, que são os nossos princípios.
Eles são os limites e os guias que definem o nosso jeito de fazer negócio e construir os nossos relacionamentos. Em resumo, eles são o norte que garante que a gente siga rumo ao nosso propósito com coerência, intensidade e inteligência.
E aí, curtiu esta história sobre a nossa evolução cultural? Então deixe o seu comentário aqui embaixo!
#NossaCultura | #Jeansidentity
Realmente a Vicunha evoluiu muito na melhoria e liberdade de se posicionar de cada Funcionário , bem como , entendeu a importância de estar próximo de seus Clientes e de oferecer a melhor alternativa de Produto para que seja promissor para o cliente e com isso fazer a Vicunha sempre crescer.
Excelente 👏 👏 👏