Nas nossas unidades da Vicunha, contamos com vários times de excelência que possibilitam a melhoria contínua dos processos. Entre eles: Sistema de Gestão Integrada (SGI), Lean, Manutenção Produtiva Total (TPM) e Engenharia de Tempos e Métodos (ETM). Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
SGI
A equipe de SGI (Sistema de Gestão Integrada) tem como foco o estabelecimento de padrões, critérios, normas, procedimentos, treinamentos, manutenção das certificações e programas existentes, além de aquisições de novas certificações e programas.
Outra responsabilidade da área SGI é a governança da Sustentabilidade Corporativa da empresa e temáticas relacionadas aos critérios ESG – Ambiental, Social e Governança.
Além de ser uma área, o SGI também é uma metodologia de gestão gerencial que contribui para a melhoria do desempenho das empresas em relação a questões ligadas a Ambiente, Qualidade, Segurança e, Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social. Conheça o time:
Lean
O LEAN popularizou-se como filosofia de produção enxuta gerando valor para o cliente através da melhoria contínua e respeito às pessoas. E sua importância para a nossa Vicunha é disseminar e implementar a filosofia como modelo de gestão operacional com foco na eliminação dos desperdícios, produção enxuta e melhoria contínua.
Ainda que seja uma filosofia praticada em conjunto com outras áreas, o Lean tem um time responsável pela gestão das melhorias no CK (Círculo de Kaizen) e pela disseminação da filosofia aqui dentro da empresa. Confira quem são:
ETM
Contamos também com o time do ETM (Engenharia de Tempos e Métodos), que trabalha junto ao SGI e ao LEAN nas padronizações e melhorias nos processos.
Nas nossas unidades, a área ETM é responsável por definir a carga de trabalho da operação e dar suporte à definição do Orgânico Padrão junto aos Gerentes Industriais.
Outra responsabilidade da equipe é a implantação do TPM (Gestão Produtiva Total), que é um programa de Excelência Operacional que atua como um impulsionador da Mudança Cultural na Vicunha. Criado no Japão, na década de 1960, o TPM veio se expandindo pelo mundo, passando por transformações até chegar ao conceito que conhecemos e aplicamos atualmente na empresa. O modelo de gestão enxerga o potencial das pessoas e coloca o operador como protagonista. Formamos times multidisciplinares com pessoas estratégicas para compor a equipe de facilitadores, e assim termos uma maior integração, trazendo soluções mais assertivas para as áreas e as unidades.
Veja a equipe de gestão ETM:
Curtiu conhecer um pouco mais de cada área? Então deixe aqui seu comentário para estas equipes que tanto contribuem para a nossa evolução!
#NossaEvolução | #NossoTrabalhoInteligente
Excelente informação.
Muito legal esse conteúdo, pois muitas vezes conhecemos as siglas mas por não termos contato direto com a área, não temos tanta clareza sobre a atividade e importância para o negócio.
Zaproxy dolore alias impedit expedita quisquam.