Símbolo de ancestralidade, o turbante representa mais que um adorno estético: é a reafirmação da ancestralidade e cultura negra!
O turbante é uma peça de vestuário que transcende o seu propósito funcional e se torna um poderoso símbolo cultural e histórico em muitas partes do mundo. A sua origem remonta a séculos atrás, com uma rica diversidade de estilos e significados em diferentes culturas.
Nos últimos anos, o item ganhou notoriedade especial como um importante símbolo de resistência e identidade entre as comunidades negras, representando a herança africana, a luta contra a opressão racial e a afirmação da beleza negra.
Dessa forma, o turbante não é mais uma peça de roupa, mas um emblema que ecoa força, resistência e a luta por igualdade ao longo da história.
Usado de forma majestosa e variada por pessoas de ascendência africana em diferentes partes do mundo, o turbante transcende a moda para se tornar um manifesto cultural e político. Ele carrega consigo a herança de séculos de opressão racial, mas também representa a força, a identidade e a celebração da cultura africana.
Versátil, plural e multifuncional. Assim como o jeans, o turbante é mais que uma peça ou um acessório e expressa identidade. A união dos dois itens já é uma tendência no mundo da moda e o encontro das peças coroa a diversidade.
Na data em que celebramos o Dia da Consciência Negra, dia que marca a luta contra a discriminação racial e a desigualdade social trouxemos uma dica que une o nosso jeans ao turbante e te deixam por dentro da moda.
Bônus: Preparamos um conteúdo extra para ajudar a nossa gente a ampliar seus conhecimentos sobre o tema!
Para ler
Pequeno manual antirracista
É possível contribuir na luta antirracista tendo pequenas atitudes todos os dias? A filósofa e escritora brasileira Djamila Ribeiro, trata em seu livro “Pequeno manual antirracista” sobre temas como negritude, branquitude, violência racial e cultural trazendo reflexões que nos mostram ser possível combater o racismo em atitudes cotidianas.
Para ouvir
Podcast – A história do jeans e a sua influência no Brasil
Democrático e versátil, esse é o nosso jeans! No episódio em que estreamos o V.Talks, falamos sobre a história do jeans e a sua influência no Brasil. Afinal, você já tinha visto um turbante feito a partir de uma calça jeans? No bate-papo, as nossas apresentadoras conversaram com o professor Bruno Maia, da UNIFESP.
Bruno acredita que o jeans “É uma peça que evoca a liberdade, o movimento, ligada à ideia de resistência, tanto material quanto política. Traduz a personalidade e a pluralidade cultural”.
Para assistir
Filme – O menino que descobriu o vento
Baseado em uma história real, o filme “O menino que descobriu o vento” conta a história de um jovem do Malauí, país africano caracterizado pelos altos índices de pobreza, constrói um moinho de vento para salvar a sua comunidade da fome. Diante de um cenário desesperador, o protagonista William se dedica a aprender por conta própria uma solução para os problemas enfrentados por sua comunidade.
#DiaDaConsciênciaNegra
#MeuTurbanteMinhaCoroa
Já assisti o menino que descobriu o vento,muito bom👍
Ótima recomendação
boa dica , vou assistir.