Nossa Gente

Dicas de economia para o final e o início do ano

por Vicunha | 12 de dezembro de 2023

O fim de ano chegou e com ele muitas despesas. Prepare-se e organize-se!

A época é de férias, confraternizações e presentes. Junto a isso, vêm as contas de IPTU, IPVA e licenciamento, para quem possui veículo próprio, matrícula dos filhos e compra de material escolar. Haja renda! E, muitas vezes, o 13º parece não dar conta. São muitas responsabilidades e eventos para administrar, por isso, é preciso alguns cuidados para não perder o controle dos gastos.

Organização é fundamental para manter as finanças em dia.

Separamos algumas dicas para te ajudar a se organizar melhor financeiramente. Veja:

1. Aproveite as promoções

Fique de olho nas ofertas lançadas. Além de não ficar em filas nos shoppings cheios, você economiza e garante um mimo para quem pretende presentear!

2. Faça uma lista de prioridades

Dívidas, contas ou presentes? Não pense duas vezes e quite suas pendências. Negocie um preço menor, analise os juros e livre-se das dívidas. Após isso, pense nos gastos do início de ano, como IPVA e IPTU. Os presentes ficam por último na lista. Imagine como seria bom encerrar o ano e, com ele, quitar todas as dívidas?

3. Escolha presentes econômicos

A gente sabe que presentear quem gostamos é maravilhoso! Mas é possível agradar com mimos mais em conta. Afinal, o que importa é o gesto. Uma dica é separar a lista de presentes em categorias. Por exemplo, para aquelas pessoas mais próximas, você coloca um limite de gasto um pouco maior. Já para quem não tem tanto contato, mas gostaria de presentear, aposte em lembrancinhas como chocolates e cartões, ou mimos simples que você mesmo pode confeccionar.

4. Não deixe para comprar na última hora

Adiantar as compras te ajudará a economizar e não gastar muito tempo, e principalmente dinheiro, no final de ano. Isso porque você terá mais tempo para pesquisar e identificar as lojas em que o produto está com preço mais vantajoso.

A dica é começar a preparar sua lista com ideias de presentes com antecedência. Depois, procure em sites de comparação de preços para ter noção dos custos. Se possível, compre online! Nessa época, os shoppings são cheios, filas enormes e trânsito interminável! O que pode gerar despesas extras com estacionamento, combustível, etc.

5. Na hora de festejar, não fuja do orçamento

Reunião da equipe de trabalho, amigo secreto, ceia da família… Para economizar e guardar um dinheiro neste período, controle os gastos nas saídas! Se para você é difícil fazer esse planejamento, a sugestão é destinar um valor específico para cada ocasião. Então, quando for sair, é só sacar o dinheiro e gastar apenas aquilo que planejou. Outra dica é combinar passeios econômicos em parques abertos ou na casa de algum colega.

6. Crie metas para o futuro

Tem dificuldade de economizar? Uma dica para poupar dinheiro e repensar os gastos neste período é ter um foco no futuro. Além dos gastos que vão aparecer no início do ano, é importante criar metas que te ajudem a se manter na linha. Seja a quitação de dívidas, compra de uma viagem ou apenas investir mais, lembre-se que guardar dinheiro agora irá te trazer benefícios lá na frente. Uma dica é fazer uma lista de prioridades.

E o décimo terceiro? Use com sabedoria!

Muitas pessoas usam o décimo terceiro para cobrir os gastos extras do final de ano. Não é o ideal. É indicado que o planejamento de compras e gastos estejam dentro do que recebe mensalmente, sem considerar os ganhos extras. Algumas dicas de como utilizar o décimo terceiro são:

  • Quitar dívidas que tenham juros (comece por aquelas que os juros são mais altos);
  • Realizar alguma meta de longa duração como uma obra, trocar de carro ou viagem esperada;
  • Investir pensando nas metas do ano seguinte.

Para 2024, planejamento e organização. Com esforço tudo é possível!

Que o seu 2024 seja próspero!

 

Comentários 3