Dando continuidade em nossos documentos de nível operacional, hoje vamos explorar os famosos POPs e APR. Você já ouviu falar de algum deles?
O que é o POP?
O Procedimento Operacional Padrão é o documento que descreve o passo a passo de uma TAREFA considerada crítica, alinhando as informações de maneira sequenciada e detalhada. A criticidade das tarefas é definida considerando algumas dimensões. Vamos ver abaixo!
A criticidade das tarefas é definida seguindo as dimensões a seguir:
- Saúde e segurança:
- Tem risco à saúde e segurança do funcionário;
- Não causará risco de saúde e segurança;
- Meio ambiente:
- Tem risco ao meio ambiente;
- Não causará risco ao meio ambiente;
- Qualidade:
- Pode gerar não qualidade;
- Não compromete a qualidade do serviço;
- Entrega:
- Compromete a entrega do produto;
- Não compromete a entrega do produto.
Desse modo, se a tarefa impactar em uma ou mais das dimensões acima, será considerada crítica, do contrário, a tarefa é não crítica.
Importante lembrar!
Mesmo que não esteja entre os critérios citados acima, algumas tarefas podem ser consideradas críticas, se forem executadas por muitos funcionários, desse modo, fica a cargo da liderança a decisão da elaboração do POP.
O que é a Análise Preliminar de Riscos (APR)?
É um estudo prévio de uma atividade, feito para mapear e identificar possíveis riscos ou falhas naquilo que se deseja realizar dentro da organização.
Como estes documentos são controlados?
Eles são controlados através do sistema TeamDoc. A correta elaboração e gestão destes tipos de documentos são fundamentais para a qualidade dos produtos e a eficiência dos processos, em termos de qualidade e responsabilidade ambiental dos produtos e processos. Os modelos dos documentos estão associados ao documento MO0GIL0001:04.
Se você deseja saber mais sobre esses temas ou tiver dúvidas, entre em contato com a área de SGI.
#NossoTrabalhoInteligente #EntendendoNossosDocumentos