Nossa Gente

Estamos lançando o VEM! Conheça o programa!

por Deyvis Drusian Gomes | 29 de março de 2024

Iniciativa busca aumentar engajamento e colaboração por meio de melhorias e reconhecimento à nossa gente!

O VEM (Vicunha em Movimento) é uma iniciativa da empresa para valorização dos funcionários que mais vêm com a gente e para fortalecer a promoção da saúde e melhoria no nosso ambiente de trabalho. Queremos elevar a qualidade de vida das pessoas, aumentando o engajamento e a colaboração. Esse conjunto de ações contribui para fortalecer a presença dos colaboradores e a sua produtividade.

Participe do Programa de Reconhecimento do VEM

Para valorizar e engajar a nossa gente, contaremos com o Programa de Reconhecimento do VEM. A partir de abril, reconheceremos as pessoas que mais vêm com a gente.
O primeiro reconhecimento através do sistema de pontos vai acontecer entre os dias 15/4 e 18/4, valorizando os empregados que possuem no mínimo 6 meses de empresa e que estão há 6 meses sem ocorrências de absenteísmo, ou seja, sem ausência, conforme regulamento abaixo (período analisado: 16/10/2023 a 15/03/2024).

Regras do programa de reconhecimento VEM

  • Não participam: funcionários com ponto livre, estagiários, terceiros, temporários e funcionário com contrato por prazo determinado.
  • Podem participar: funcionários e aprendizes com contrato ativo, que possuam ao menos 6 meses de Vicunha, desde que registrem ponto. Além disso, devem estar ao menos 6 meses sem absenteísmo, conforme critérios abaixo.*

*Caso um funcionário que já esteja pontuando se ausente, ele poderá voltar ao início do processo e deve completar 6 meses sem absenteísmo para voltar a pontuar, dependendo dos critérios abaixo.


Confira os critérios do programa de reconhecimento

CRITÉRIOS QUE IMPACTAM TOTALMENTE NO RECONHECIMENTO (VOLTA AO INÍCIO)

  • Ausência injustificada
  • Ausência Justificada: abono (dia/horas), suspensão e falta.
  • Ausência Legal: acompanhamento consulta medica (dia/horas), exame preventivo (dia/horas), falta legal (dia/horas) e doação de sangue
  • Ausência Médica: atestados (dia/horas) e afastamento INSS
  • Declaração médica de horas
  • Atrasos e/ou Saída antecipada
  • Licença sem Remuneração
  • Banco de Horas Negativo

CRITÉRIOS QUE IMPACTAM PARCIALMENTE NO RECONHECIMENTO (NÃO VOLTA AO INÍCIO, MAS PERDE 70% DA PONTUAÇÃO)

  • Ausência Legal: serviço militar, acompanhamento pré-natal (dia/horas), compensação TRE, justiça (dia/horas).

CRITÉRIOS QUE NÃO IMPACTAM NO RECONHECIMENTO

  • Atraso de Rota
  • Ausência Legal: acompanhamento médico urgência de filhos de até 12 anos ou inválidos (dia/horas), maternidade, paternidade, horas amamentação, exames ocupacionais (dia/horas), vestibular, óbito (cônjuge, pai, mãe, avós, filhos, netos, irmãos), casamento, aborto, adoção e exames preventivos de câncer, consulta pré-natal.
  • Serviço externo e Eventos e/ou cursos a serviço da empresa
  • Abono RH (dia/horas) / Abono interjornada
  • Dias concedidos para aniversariantes
  • Férias
  • Compensação de banco de horas positivo

Como funciona o sistema de pontos?

  • 6 meses sem absenteísmo dá direito a 2.188 pontos por mês
  • 12 meses sem absenteísmo dá direito a 3.125 pontos por mês
  • 24 meses sem absenteísmo dá direito a 3.750 pontos por mês
  • 36 meses sem absenteísmo dá direito a 4.375 pontos por mês

Veja como se cadastrar no Dotz

Se você está dentro das condições acima, confira o passo a passo a seguir e comece a acumular pontos e a fazer trocas agora mesmo:
1) Baixe o app clicando aqui ou por meio do QR Code abaixo.

2) Crie a sua conta digital, informando dados como CPF, nome, data de nascimento no app e cadastre uma senha de acesso.
3) Acompanhe os pontos recebidos mensalmente dentro da plataforma Dotz;
4) Faça compras, trocas, pagamentos, pix e conversões em dinheiro na sua conta digital Dotz no menu “Carteira” ou “Shopping”.

Gere pontos nas suas compras

Além de receberem mensalmente os pontos da Vicunha, os participantes também podem obter pontos nas compras feitas em supermercados, postos de combustível, farmácias, cartão de crédito e lojas parceiras. Para isso, basta usar a conta digital ao realizar compras. Os usuários também podem ter acesso a cashbacks e descontos em produtos e serviços de mais de 15 mil parceiros.

Troque pontos por produtos e serviços

Ao participar, você terá acesso a mais de 15 mil produtos e serviços disponíveis na Dotz, como utensílios para casa, produtos de alimentação, lazer, viagens, bem-estar, etc. Confira o catálogo de produtos disponíveis clicando em catalogo.dotz.com.br/shop. Por meio da conta digital, também é possível realizar recargas de celular, pix, pagar contas e boletos e até trocar pontos por dinheiro.

Veja alguns exemplos de como trocar pontos por produtos:


E aí, curtiu? Então vem com a gente!

 Dúvidas e ajuda

Em caso de dúvidas, clique no link a seguir e veja dúvidas frequentes. Neste link, você também pode falar com a Central de Atendimento da Dotz.
https://dotz.com.br/dotzatendimento
Caso continue com dúvidas, procure o seu líder ou a equipe de RH da Vicunha para te ajudar a aproveitar todos os benefícios da Dotz.

Consulte o PDF abaixo e conheça mais sobre o Dotz

Comentários 41

  • Muito boa a proposta do programa, assim os profissionais que são dedicados, que dão exemplo de profissionalismo, comprometido com a empresa será recompensado e sentirá reconhecido pelo seu empenho.
    Torço muito para que dê certo.

  • Eu entendo que a proposta serve para incentivar as pessoas a não faltarem, mas fazer esse incentivo a custa da saúde das pessoas não é coerente. A empresa fala tanto em saúde e segurança, mas vai descontar o benefício de uma mãe ou um pai que vai fazer um acompanhamento pré Natal… não faz sentido.

    • Nenhum dinheiro vale a saúde de alguém, ainda mais se tratando de tão pouco. A Vicunha é gigante e pode muito bem valorizar os funcionários

      • Seria muito melhor da uma gratificação em dinheiro mensalmente, pouco mesmo para quem cumprir as regras, um incetivo! O criador desse programa nem de longe sabe oq é o chão de fábrica. O pior gprograma da empresa sem duvida.

      • A metodologia de reconhecimento por sistema de pontos é uma prática que vem sendo praticada por várias empresas. Essa sistemática possibilitará aos funcionários acumular pontos e trocar por produtos e serviços.

    • Olá! A Vicunha possui vários programas para saúde, segurança e qualidade de vida da nossa gente, como o Pra Ser Vicunha, Pra Ser Saúde, Pra Ser Humano, Gestar Bem, campanhas de vacinação e meses de saúde temáticos. Além disso, todos os funcionários possuem um plano de saúde extensivo aos seus dependentes. Destacamos que o Programa VEM está chegando para somar às demais iniciativas da organização, fazendo o reconhecimento aos funcionários que mais vêm com a gente.
      Esclarecendo sua dúvida, a funcionária gestante que comparecer às consultas de pré-natal não sofrerá impacto no recebimento da pontuação do programa. Já o funcionário que acompanhar sua cônjuge na consulta de pré-natal, permanecerá elegível, com a pontuação reduzida no mês do acompanhamento.
      Para maiores informações, procure seu líder ou o RH, que estará à disposição para esclarecer todas as dúvidas.

  • Premiar quem não falta é uma forma concreta de mostrar como nossa presença é fundamental.

    • ir ao médico é faltar agora? mas que pensamento pequeno

      • O reconhecimento, a valorização da nossa gente, a valorização do trabalho em equipe são pilares da nossa evolução cultural. Os programas de saúde oferecidos pela empresa são exemplos concretos como a Vicunha estimula que nossa gente cuide da saúde. Este mês estamos lançando o Programa Pra Ser Saúde em todas as unidades, ampliando o número de participantes e o prazo de duração do programa. Neste programa os funcionários terão acompanhamento nutricional, médico, consultas personalizada, atividades físicas entre outros.

    • É triste não colocar um programe que fale com a Nossa Gente. Que não saiba da realidade de cada área. Motivar com pontos não é a solução. Absenteísmo não se corrige com isso. Ouçam os colaboradores e líderes diretos e vejam de fato o que tem que ser feito, com ações simples. E não gastar um $$ que não temos, pelos nossos resultados financeiros, para implementar algo que desincentiva a nossa gente.
      Os comentários abaixo só demonstra o clima de indignação e deixa a imagem da Vicunha muito arranhada.
      Esperamos que a direção da Cia, reflita, conheça a realidade da nossa gente e faça uma ação verdadeira e simples.

  • Achei que era um programa de para fazer reconhecimento voltando aos colaboradores estrategicamente a vicunha e uma empresa de grande porte, porém ainda sofre na questão de capacidade de trabalhar na parte envolvendo a comunicação assertiva dos próprios funcionários veteranos sendo assim deixa a desejar nessa parte, poderia ter treinamentos para devolver a comunicação de forma dinâmica com alinhamento profissional, o ideal de empresas atuais e modernas e trazer ao mercado inovação, pessoas com inteligência e com conteúdo assertivo e transparente, falta de diálogo deixa qualquer ambiente sem motivação. algo que será necessário na metodologia da vicunha e a liberdade expressão. dar mais espaço e voz aos funcionários independente de cargo ou função.

    • A comunicação é muito importante para a Vicunha. Os nossos princípios Gente e Diálogo aberto e Integridade e Relações Duradouras estão totalmente relacionados à valorização de um ambiente seguro para expressar suas ideias, sugestões, críticas, etc. O canal de conduta da empresa é uma ferramenta importante e utilizada pelos nossos funcionários expressarem as irregularidades ou não conformidades, quando necessário.

  • estrategicamente a vicunha e uma empresa de grande porte, porém ainda sofre na questão de capacidade de trabalhar na parte envolvendo a comunicação assertiva dos próprios funcionários veteranos sendo assim deixa a desejar nessa parte, poderia ter treinamentos para devolver a comunicação de forma dinâmica com alinhamento profissional, o ideal de empresas atuais e modernas e trazer ao mercado inovação, pessoas com inteligência e com conteúdo assertivo e transparente, falta de diálogo deixa qualquer ambiente sem motivação. algo que será necessário na metodologia da vicunha e a liberdade expressão. dar mais espaço e voz aos funcionários independente de cargo ou função.

    • A comunicação é muito importante para a Vicunha. Os nossos princípios Gente e Diálogo aberto e Integridade e Relações Duradouras estão totalmente relacionados à valorização de um ambiente seguro para expressar suas ideias, sugestões, críticas, etc. O canal de conduta da empresa é uma ferramenta importante e utilizada pelos nossos funcionários expressarem as irregularidades ou não conformidades, quando necessário.

  • Que legal esse programa! Agora se por um acaso eu precisar ir na justiça por algum incidente, é só avisr la que não posso ir pq vou perder pontos na empresa. 👏👏👏

  • Sinceramente, com todo respeito, esse programa é uma vergonha, além de todos os pontos contraditórios dos critérios para a elegibilidade, acho um absurdo beneficiar os funcionários através de pontos, seria muito melhor, depositar o dinheiro gasto para pagar os pontos, diretamente na folha do funcionário no mês em que ele ficar elegível.

    • Olá, Pereira! Convidamos você a conhecer a plataforma DOTZ . A escolha por este fornecedor são as inúmeras possibilidades que a plataforma oferece aos funcionários; inclusive existe a possibilidade de transformar os pontos em pix, saques, pagamentos, compras e muito mais.

  • Quer dizer que, para eu conseguir resgatar um cartão do iFood de R$ 50,00, eu preciso não ter falta por mais de 3 anos? No caso, se eu começar a pontuar hoje, somente daqui a três anos eu consigo o prêmio do iFood? Vocês só podem estar de brincadeira com os funcionários. Ao entrar na plataforma, os resgates mais baixos disponíveis são doações para instituições de caridade. E por 1.421 pontos, eu consigo um sabonete em barra da Natura, que equivale a mais de um ano sem faltas. Ou seja, esse programa só terá algum efeito daqui a muitos anos e mesmo assim, ainda continua não valendo a pena. Ah, se você trabalha no turno D, como faz para ir a uma consulta médica, sendo que nem todos os atendimentos conseguimos no final de semana ou à noite? Agora, quem dá ideia, trabalha até mais tarde, resolve pepino… aí não vem?

    • Olá! Esclarecendo sua dúvida: a pontuação ocorrerá mensalmente a partir de abril/2024, equivalendo a 2.188 pontos por mês. No exemplo do cartão ifood, em três meses é possível fazer a troca da pontuação por esse produto, uma vez que o funcionário acumulará o total de 6.564 pontos. Com esses pontos, poderá adquirir o card de ifood de R$50,00 tendo ainda 2 mil pontos restantes para adquirir outros prêmios.

  • De fato são muitas oportunidades dentro da plataforma Dotz.

    O DDD do WhatsApp de atendimento é 11.

    • Nunca falte,mas vendo os benefícios desse programa,já bate uma vontade de faltar e colocar um atestado.🤦🏻🤦🏻🤦🏻

  • Nós da Vicunha valorizamos o princípio Gente e Diálogo Aberto. Estamos sempre abertos a críticas, sugestões, elogios e comentários dos mais diversos. No entanto, quando se trata de comentários ofensivos contra pessoas, departamentos e à nossa empresa, não podemos admitir este tipo de prática e apagaremos conteúdos impróprios. Baseados no nosso Código de Ética e Conduta, trabalhamos pautados no respeito e no princípio de Integridade e Relações Duradouras, sem tolerar bullying ou falas ofensivas.

  • Uma empresa que vive dizendo que está evoluindo, ressuscitar o dotz, um programa desse que nem no passado teve sucesso é um pouco vergonhoso,por seus benefícios serem tão Insignificantes.😮‍💨😮‍💨😮‍💨

    • Olá, Gabi! O programa VEM e o fornecedor DOTZ são iniciativas novas na nossa empresa. O acúmulo de pontos no DOTZ vai possibilitar aos funcionários várias possibilidades de troca por produtos na plataforma, pagamento de contas, crédito no celular, conversão dos pontos em pix, etc.

  • Pelos comentários (aqueles que não foram apagados, mesmo sem conter nada ofensivo), percebe-se o quanto este programa é inadequado.

    Pessoal, estamos em 2024 e eu não posso doar sangue sem ser malvisto pelo meu gestor ou pela empresa? Doar sangue, realmente? Se um parente, amigo ou mesmo um de vocês que teve essa ideia precisar de ajuda, eu não poderei oferecer meu auxílio sem sofrer consequências na empresa?

    Se a ausência é legal, por que é encarada como algo negativo e punível? Em resumo, parece que querem que estejamos na empresa independente de qualquer outra consideração. Ninguém vive exclusivamente pelo trabalho, isso não é saudável. Isso não é nada motivador.

    Os critérios são insatisfatórios, os benefícios são precários e a plataforma é deficiente, pois me obriga a abrir uma conta bancária digital. E se eu não quiser abrir uma conta nessa plataforma?

    Os comentários dos usuários na loja de aplicativos são predominantemente negativos, não houve alguém para analisar isso?

  • Muito bom iniciativa

  • Eu tenho glaucoma e participo de uma campanha para controle da doença, onde a cada 3 meses preciso me ausentar um período do dia de trabalho para fazer avaliação e pegar colirios para meu tratamento. Neste caso me vejo prejudicado nesse programa que a empresa está emplementando.

  • Não seria melhor criar um programa que dá pontos para quem participa de treinamentos, participa de atividades e tem boas avaliações?
    Afinal acho que essas são formas mais válidas de avaliar quem “VEM” para a empresa de verdade e não só de corpo presente.
    Afinal apresentar um atestado não me torna menos participativo, só mostra que eu me cuido como pessoa e não só como funcionário Vicunha.

    • Olá! Em relação à sua sugestão, na Vicunha temos o Programa Evolução da Gente, que tem uma abordagem semelhante à que você mencionou. Por meio desse programa, fazemos a gestão de desempenho, avaliando as entregas e proatividade dos nossos funcionários, com vistas para o desenvolvimento pessoal e profissional da nossa gente, buscando reconhecer nossos profissionais por meio de oportunidades de carreira.

      • Evolução da gente??? Esse é mais um projeto da vicunha que não vai pra frente, pois todos os anos somos obrigados a preencher uma plataforma e não vemos retorno, ele não condiz com o que foi proposto no início, como valorização dos funcionários(alteração de cargo, nivelamento salarial de acordo com a função e hierarquia dos departamentos e promoções em outras vagas de acordo com conhecimento e formação do profissional), exemplo disso foi o ano passado que não foi nem passado ou discutido a avaliação dos superiores diretos ou indiretos, então como pode afirmar que isso é um ótimo programa? E este novo programa realmente é ofensivo para com os funcionários, seria interessante os administradores reavaliar o processo, pois todos estamos disponíveis para trabalhar e não podemos prever imprevistos, pois do mesmo jeito que temos funcionários que querem faltar sem motivo, tem aqueles que trabalham doente e se dedicam e ainda assim não são reconhecidos. O que vejo nesta empresa são funcionários beneficiados de um lado e do outro injustiçados com baixos salários e uma crescente de empréstimos consignados.

      • Olá! Em 2023, promovemos cerca de 550 funcionários, contribuindo para o desenvolvimento de talentos para novas funções e desafios. Isso se deve em grande parte por causa do programa Evolução da Gente, que busca gerar oportunidades de desenvolvimento para funcionários. Aqui neste artigo há um resumo das oportunidades geradas no ano passado: http://vicunha-alb-ecs-prd-1514282514.us-east-1.elb.amazonaws.com/oportunidades-geradas-em-2023-veja-o-balanco-de-contratacoes-e-promocoes-do-ano-passado/

  • Pra uma empresa que se diz grande, isso é uma vergonha! Porque não entrega a gratificação em dinheiro direto ao funcionário? 3 meses pra resgatar um cupom de 50 reais no iFood, só pode ser piada.
    A várias maneiras de você beneficiar um colaborador que cumpre com seus compromissos na empresa, mas essa é bem vergonhosa, na minha humilde opinião.

    • A empresa avaliou várias formas de fazer o reconhecimento da nossa gente e escolheu neste primeiro momento a premiação em pontuação através de uma plataforma com vários produtos para trocas através do acumulo de pontos. E outras opções também como pagamento de contas, pix, recarga de celular.

  • Eu também me sinto impossibilitado de receber esse benefício, pois a cada três meses eu tenho que fazer acompanhamento da minha diabetes, nunca que vou receber esses pontos. Apesar de ter mais de 11 anos cem falta ou atestado médico.😢

    • Sugerimos que você converse com seu líder para avaliar da melhor maneira os critérios do programa, conciliando com as suas reais necessidades de saúde. Como reforçamos sempre, saúde e segurança estão em primeiro lugar na Vicunha.

  • Numa frase: a Vicunha TOLERA o exercício dos direitos pelos funcionários, mas NÃO INCENTIVA!
    Inadmissível que a empresa conceba que o tratamento de saúde de funcionário ou familiar e atendimento à requisição da Justiça sejam de menos importância aos interesses da companhia.
    Conduta completamente incompatível com o discurso de “Vicunha Gente” ou “Vicunha Identity”. Infelizmente, a identidade, o DNA da empresa de respeito ao funcionário há muito se perdeu.
    Ações como essa beiram o assédio moral coletivo, dignas de reporte ao Ministério Público do Trabalho.
    Discurso é uma coisa; na prática, a criança chora e a mãe não vê.
    Vergonhosa decadência da Vicunha Têxtil.
    Mas não fiquemos tristes: o consolo é o sabonete daqui a 6 meses!

    • A Vicunha valoriza e cuida da saúde de nossa gente através do investimento em programas de saúde que a cada ano vem abrangendo mais pessoas, com um calendário de saúde cada vez maior, campanhas de vacinação, Gestar Bem, Pra Ser Humano, campanhas de conscientização em saúde, etc. A ideia do VEM é vir para somar, reconhecendo as pessoas que mais vêm com a gente.

  • Não gostei muito da Dotz, não gostei muito do programa, acho proposta fraca e falha, cartão alimentação Ifood seria melhor ele é Elo mesmo do BB e mais aceito que o alelo em certos mercados.

  • Nao tenho nem coragem de comentar sobre esse programa com colegas de outras empresas. A vicunha é grande demais para se prender a projetos menores que ela.