Nosso Trabalho Inteligente

Evoluções do TPM: veja a retrospectiva das principais contribuições em 2023

por Isabelle Lourenço | 22 de janeiro de 2024

O TPM da Vicunha em 2023 foi marcado por uma vasta expansão da área e evolução dos times que já possuem a metodologia em sua rotina. Apenas o ano passado, o TPM dobrou o seu escopo no comparativo com 2022.

Iniciando o ano com o objetivo de expandir o programa para todas as áreas fabris, em 2023 foram iniciados 9 times de Gestão Autônoma. Oficializando assim, a saída do TPM apenas das áreas/times modelo, iniciada em 2019, e abrindo oficialmente a expansão como programa de gestão e melhoria contínua na empresa.

Novas áreas e times atendidos pelo formato TPM: 

Maracanaú:
DMP – Desfibradeira 01  |   Fiação – Open End 11, 12 e 13.

Natal:
Preparação à Tecelagem – Engomadeira 01  | Tingimento – Pad Steam 01 e Lavadeira

Pacajus:
Acabamento – Linha Integrada 02

Linha do tempo do TPM na Vicunha

Além da expansão em novas áreas, 2023 foi marcado pela ampliação para máquinas que tinham apenas alguns componentes com a metodologia TPM. Foram elas: Índigos 01 e 02, na área de índigo e Linha integrada 01 e Sanfor 06 na área de Acabamento, todas em Maracanaú.

Tivemos marco também na evolução dos nossos times modelos em todas as nossas unidades da Vicunha no Brasil. Alguns dos nossos times concluíram com êxito as suas atividades do passo 01 (restabelecimento de condições básicas da máquina) e alcançaram pontuação para subir de nível, indo para o passo 02.

Neste passo, os trabalhos serão voltados para melhorar o desempenho operacional, reduzindo perdas por limpeza ou inspeção de áreas com fontes de sujeira em locais de difícil acesso.

Desenvolvendo a Nossa Gente

Com o avanço do TPM em nossas unidades, seguimos desenvolvendo a nossa gente, já são mais de 300 colaboradores capacitados e envolvidos direta ou indiretamente com o programa.

No ano passado, os operadores das máquinas modelos Linha Integrada 02 e Rama 03, que já estão no passo 03 do TPM, receberam treinamento de lubrificação ministrado pela equipe de Manutenção. Orientado pelo pilar de manutenção planejada e se baseando em nossos princípios de autonomia e conhecimento e inovação e excelência, o curso foi aplicado em 4 módulos.

O operador de produção, Marlon Ravanelly da Silva, trabalha na unidade de Natal e destaca que o treinamento foi importante para que ele pudesse ter mais autonomia sobre as suas atividades cotidianas.

“Os treinamentos foram de suma importância para o nosso desenvolvimento técnico e profissional. Com esse conhecimento, posso ter mais autonomia em minha máquina e mais agilidade na resolução dos nossos problemas.”, disse Marlon.

Um dos facilitadores durante os treinamentos foi Gabriel Azevedo, o mecânico disse que repassar o conhecimento traz consigo um gosto de realização.

“Partilhar esse tipo de conhecimento traz consigo um sentimento de realização e responsabilidade. Saber que cada operador agora possui as ferramentas para desempenhar um papel crucial na manutenção preventiva, é empoderador. Estamos construindo não apenas máquinas bem lubrificadas, mas também uma equipe capacitada e consciente da importância de seu papel na excelência operacional”, concluiu Gabriel.

Com a participação dos três turnos, cerca de 30 funcionários tiveram a possibilidade de aprender mais sobre a lubrificação, apropriando as equipes produtivas de conhecimentos técnicos relevantes para o bom funcionamento do maquinário fabril.

 

O ano de 2024 chega com ainda mais desafios nessa jornada e por isso, te convidamos a contribuir e acompanhar a evolução do nosso negócio!

Veja algumas fotos das equipes de TPM ao longo de 2023! 

 

#TPM2024 #NossoTrabalhoInteligente