Na semana que antecede o Dia das Mães, a revista Voga lista para você algumas dicas valiosas para organizar a sua rotina e ainda pensar em crescer profissionalmente
“Ser mãe é padecer no paraíso”. Esse é um ditado popular bastante comum no Brasil. E quem é mãe certamente já ouviu algo parecido. Mas será que a maternidade precisa mesmo ser um sacrifício? A resposta é simples: claro que não!
Certamente, o dia a dia de qualquer mãe tem uma rotina com muitos afazeres, principalmente quando é preciso conciliar a vida profissional com a vida familiar. E não resta dúvida: ser mãe é ser uma mulher ocupada.
Mas pensando em ajudar as mamães a gerenciarem melhor o próprio tempo, listamos aqui algumas dicas valiosas que podem contribuir para uma rotina mais organizada. Não se preocupe em adotar todas as sugestões, veja aquilo que faz mais sentido para você. Vamos conhecê-las?
O primeiro passo é identificar as principais atividades da semana e começar a introduzir novos hábitos nessa rotina. Esse tipo de gerenciamento ajuda a organizar o cotidiano de toda a família.
Dica 1
Estabeleça horários bem distribuídos para as atividades. E considere a rotina das crianças. Todo minuto é precioso. Por isso, reserve um horário para as refeições em família, para levar os filhos à escola, trabalhar, realizar tarefas domésticas e, nunca se esqueça, para também cuidar de si: procure dormir no mesmo horário, por exemplo, para descansar o corpo e a mente.
Dica 2
Saiba delegar tarefas. Considere compartilhar os afazeres domésticos com o parceiro e também com os filhos, como recolher o lixo, guardar a louça, arrumar as camas. Muitas tarefas podem ser realizadas com a colaboração da família. É o bem-estar de todos que está em jogo. Além disso, essas atividades reforçam o senso de responsabilidade nas crianças e o zelo pelo nosso próprio lar. Vale a pena conversar com eles.
Dica 3
Não sobrecarregue a sua agenda. As tarefas cotidianas já costumam tomar bastante do nosso tempo. Então, às vezes, é preciso dizer não para algumas atividades e priorizar outras. Passar um tempo relaxante com a família, por exemplo, ouvindo uma boa música ou dançando, deve ser uma prioridade. Ajuda a recuperar as energias e reforça os laços de afeto.
Dica 4
Procure criar redes de apoio. Converse com outras mães e pais sobre a lista de material escolar, por exemplo, como economizar com livros e outros materiais; fale sobre problemas de saúde das crianças ou dificuldades que enfrentam na escola. Geralmente, pais e mães têm desafios em comum e podem encontrar soluções compartilhando informações. Lembre-se de que a família também é uma importante fonte de suporte. Saiba pedir ajuda quando necessário.
Dica 5
Procure ter por perto pessoas de confiança para casos de emergência. Essa é uma dica especialmente importante para as mães solo. Se você precisar viajar, por exemplo, é bom contar com alguém para olhar a casa. Ou para pedir ajuda em caso de uma ocorrência médica. Até mesmo dividir compras no supermercado. Mais uma vez, vale cultivar boas redes de apoio.
Dica 6
Não viva apenas em função da casa ou do trabalho. Reserve um tempo para si também! Vale praticar meditação, exercícios físicos, pintar as unhas, escovar o cabelo, ou seja, encontre momentos para cuidar do seu corpo e da sua mente. Assim, você mantém a sua autoestima elevada e irradia energia positiva para todos à sua volta!
Dica 7
Tente realizar projetos pessoais. Se você tem o sonho de voltar a estudar, aprender um novo idioma, tocar algum instrumento ou até abrir um negócio próprio, lembre-se de que você pode se planejar para isso! Se você quer fazer um curso de especialização para alavancar a carreira, você também pode se programar. O importante é investir na sua autorrealização.
Mas, como já dissemos, não se preocupe em fazer tudo de uma vez. A ideia não é essa. Essas dicas são para te ajudar a organizar melhor a sua vida, facilitando a sua rotina diária e incorporando novos hábitos ao seu cotidiano.
Ser mãe é uma benção e um dia só é pouco para render homenagens. Por isso, deixamos aqui um belo poema para ler e reler durante todo o ano, sempre que quiser relembrar do poder mágico de ser mãe.
Nossa singela homenagem a todas as mamães, de hoje e do futuro.
“Mãe”, de Mário Quintana:
Mãe! São três letras apenas
As desse nome bendito:
Três letrinhas, nada mais…
E nelas cabe o Infinito.
É palavra tão pequena
— confessam mesmo os ateus —
É do tamanho do Céu!
É apenas menor que Deus…
Não sou mãe. Mas achei muito legal e importante as dicas. Também serve como exemplo para o nosso dia a dia. De todos nós que não somos mães. Que também devemos cuidar de nossas autoestima. Parabéns pelas dicas. E para todas as mães.