Cores, texturas e formas: nossas especialistas em tendências falam sobre estilos que fazem sucesso na moda masculina global.
O dia dos pais está aí. E além de trazer muita alegria para as famílias, ele também movimenta o varejo de vestimentas masculinas, devido à alta procura de presentes nesta época. Mas, por trás dos produtos vendidos, há muito trabalho de estilistas e designers, que se debruçam sobre as tendências e comportamento dos homens da atualidade.
E para entendermos mais sobre esse tema, trazemos um conteúdo esclarecedor, criado pelas nossas especialistas, Lola Botti e Lary Ferreira. Após percorrerem lojas de três capitais da moda jeanswear, em Los Angeles, Barcelona e Londres, elas fizeram uma live especial para clientes, representantes de vendas e funcionários da Vicunha.
Texturas e sustentabilidade
Para Lola, o jeans masculino atual está bastante marcado por texturas. “O patchwork e o upcycling já são um básico dentro do mundo da moda. E o mercado masculino já adotou esta questão tanto pela estética como por estar associado à sustentabilidade”, afirma.
Para a especialista, peças de moletom com interferências de elementos de jeans também estão em alta. “Esse tipo de tecido é cada vez mais popular e conhecido. A gente percebe que o trabalho de texturas também cabe bastante nesse tipo de malha”.
Tons naturais e terrosos
Outra tendência observada mundialmente é o impacto da natureza dentro da moda masculina. “A gente consegue ver colorações de argila, aspectos mais lavados e vintage, além do açafrão e tons terrosos e telha… Essas cores vão muito bem comercialmente, principalmente no outono, por serem clássicas no mercado masculino”, analisa Lary Ferreira.
E quem está com a bola da vez em termos de cores é o cáqui. “A gente está no momento do cáqui e encontramos muitas tonalidades diferenciadas. Pode ser mais claro ou mais escuro… A gente consegue trabalhar essas peças em silhuetas mais fashion ou mais clássicas”, afirma Lary.
Ousadia e alegria
Uma tendência que também está em alta, apesar de ser mais exagerada, é a chamada Artsy. Ela traz elementos da pintura para a moda. “Essa questão dos respingos de tinta é um clássico no jeanswear. Mas agora a gente vê isso de forma mais conceitual e marcada”, avalia Lorena.
Minimalismo com elegância
Outra pegada bem aceita no mundo é a tendência clean e sofisticada. “Ela é mais minimalista, mas se conecta ao tema do utilitário. É um mix que tem um aspecto bem interessante. Aqui também podemos ter patchwork e outros elementos com informação de moda, mas tudo é feito com muito cuidado”, explica Lary.
Cuidado na construção dão um tom mais sóbrio às peças
Ficou curioso para saber mais da moda dos pais? Então assista ao vídeo abaixo com a análise na íntegra das nossas especialistas!
Você sabia?
O termo cáqui é derivado da palavra persa khak, que significa pó. Ou seja, ele remete à ideia de ser uma cor poeirenta, ou com aquelas partículas de terra que cobrem os objetos. Além de ser usada em vestimentas militares, o cáqui ganhou espaço na moda masculina, e também na feminina, sendo um grande coringa na época de outono-inverno.