Nossa Gente

Guia de Carreira Vicunha

por Vicunha | 17 de fevereiro de 2023

Carreira – Você sabe o que esta palavra significa?

Carreira é a autogestão da vida profissional e, como qualquer processo de gestão, requer três habilidades básicas: planejar, estabelecer objetivos e tomar decisões corretas na hora certa. A evolução de sua vida profissional está associada ao seu desenvolvimento e às oportunidades que a empresa e/ou o mercado oferecem. Carreira é um processo de longo prazo e está em suas mãos planejar e definir os seus objetivos, além de estar preparado para as oportunidades.

Com este guia de Carreira você vai aprender alguns conceitos importantes para a gestão da sua carreira na empresa e compreender como tudo isso influencia a sua vida profissional.

Gestão de Remuneração

A Política de Remuneração tem por objetivo definir e manter critérios equitativos de valorização, assegurando o equilíbrio competitivo interno e externo das estruturas de cargos e salários, bem como do pacote de benefícios.

Além disso, visa formar uma estrutura de cargos na qual cada função tenha seu valor agregado claramente definido, subsidiando os gestores na alocação de pessoas e no estabelecimento de carreiras, de forma a estimular e proporcionar o crescimento profissional do colaborador. Veja, a seguir, os principais conceitos e componentes da Política de Remuneração da Vicunha:

Componentes da Remuneração

  • SB = Salário Base
  • Salário Base é o valor do salário mensal do colaborador.

  • TD = Total em Dinheiro
  • (SB + Remuneração Variável)
  • Remuneração variável são os valores da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), bônus e comissão.

  • RT = Remuneração Total
  • (TD + Benefícios)
  • Benefícios corresponde ao valor dos benefícios oferecidos ao colaborador, tais como assistência médica, vale refeição, entre outros.

Definição de Cargos

Define-se cargo como o conjunto de funções previstas na estrutura da empresa, classificadas a partir de requisitos de escolaridade, conhecimentos, experiências, atividades específicas e condições de trabalho para desempenhar suas atribuições.

A evolução nos cargos se dá pela ocupação de posições que requeiram mais conhecimento e experiência, para o exercício de atividades de maior complexidade. Podemos diferenciar os principais níveis de cargos da seguinte forma:

Gerente

  • Gerencia processos, pessoas ou projetos tomando decisões e definindo ações para implantação das estratégias da empresa.

 

Coordenador

  • Coordena uma equipe de profissionais do ponto de vista técnico e organizacional (orçamento, pessoas, entre outras).
  • Implementa os planos de ações definidos.
  • Exerce atividades de organização e acompanhamento.

 

Especialista

  • Desempenha atividades de alta complexidade que demandem profunda visão técnica, organizacional e de negócios
  • Soluciona problemas altamente desafiantes
  • Lidera tecnicamente equipes e relaciona-se com organizações externas com autonomia
  • Possui conhecimento altamente especializados

 

Profissional Sênior

  • Desempenha atividades de alta complexidade sob mínima supervisão
  • Contribui para o desenvolvimento e orientação de profissionais menos experientes
  • Interage com organizações externas sob supervisão

 

Profissional Pleno

  • Desenvolve atividades de média complexidade sob supervisão moderada
  • Interage frequentemente com outras áreas da organização
  • Contribui em atividades de equipes e projetos
  • Pode liderar tecnicamente profissionais do perfil de suporte

 

Profissional Júnior

  • Requer formação superior
  • Realiza atividades analíticas de complexidade restrita, sob supervisão intensa
  • Na maior parte dos casos, o impacto de suas atividades restringe-se à área a que pertence

 

Assistente

  • Executa, sob supervisão, tarefas de suporte administrativo e/ou operacional que demandem habilidades de verificação e controle.

 

Auxiliar

  • Auxilia a execução de atividades administrativas e/ou operacionais.

 

Política de Gestão Salarial

Os reajustes salariais podem ocorrer por motivos diferentes e é importante entender cada um deles e quando utilizá-los. A política da Vicunha define:

Mérito

É aumento salarial motivado por reconhecimento à performance diferenciada do colaborador, mensurada na avaliação de competência.

Os aumentos salariais por mérito caracterizam-se pela progressão salarial do colaborador no mesmo cargo.

A Vicunha definirá o período anual para revisão dos salários. Este processo, que será conduzido pela Diretoria de RH, terá orçamento específico e seguirá um fluxo de análise e aprovações:

Deverá ser respeitado um intervalo mínimo de 12 meses entre os aumentos.

Promoção

É a movimentação vertical na estrutura de cargos e eleva o colaborador a uma função de maior importância, complexidade e valor dentro da estrutura de cargos, podendo ou não haver aumento salarial. Para efetivação da promoção é necessário que haja uma vaga em aberto na estrutura da área e que sejam observados requisitos do cargo e desempenho do colaborador no cargo atual.

Enquadramento

É a movimentação salarial que tem como objetivo enquadrar o salário do colaborador em uma faixa salarial. As análises para enquadramento são conduzidas pela Diretoria de RH e estão sujeitas à validação da Diretoria da área e do Diretor Executivo.

Acordo Coletivo

O reajuste coletivo é a recomposição salarial decorrente do acordo sindical ou convenção coletiva da categoria. A tabela salarial será reajustada anualmente com o percentual definido no acordo para mantê-la atualizada.

Trilha de Carreira

As Trilhas de Carreira são construídas a partir dos cargos das áreas, permitindo maior visibilidade de evolução de carreira para os colaboradores. A Trilha de Carreira apresenta, de forma simples e clara, algumas movimentações possíveis dentro do conjunto de cargos existentes na Vicunha. O colaborador poderá visualizar as possibilidades de movimentação dentro das áreas e entre as áreas, alinhadas à evolução profissional.

Com a Trilha de Carreira o colaborador poderá identificar todos os níveis de cargos existentes, entender em qual estágio se encontra atualmente e traçar com maior clareza seu plano de desenvolvimento junto ao seu líder, com o apoio da avaliação de competências.

A Vicunha oferece amplas oportunidades de movimentação profissional, tanto para outras áreas como para regiões.

Papel do Gestor

As informações sobre cargos e salários são alvo de curiosidade por parte dos colaboradores e devem ser tratados com transparência e clareza no que se refere à política e práticas da empresa. As informações individuais, tais como valor de salário e valor de bônus, devem ser tratadas com confidencialidade.

O papel de gestor é fundamental para que os colaboradores possam conhecer e entender a forma como a empresa faz a gestão da remuneração. As boas práticas nesta área contribuem para a retenção de talentos, uma vez que os colaboradores entendem e conhecem a política e as práticas que garantem justiça e equidade.

Após a leitura deste material, compartilhe com sua equipe essas informações.

Principais responsabilidades dos gestores:

  1. Contribuir para o cumprimento dos princípios e critérios estabelecidos na política de remuneração.
  2. Recomendar à Diretoria de Recursos Humanos os aumentos salariais para os colaboradores ligados à sua área.
  3. Ser o elo entre a sua área e a Diretoria de Recursos Humanos em tudo que se refere à gestão de Cargos e Salários
  4. Compartilhar com a Diretoria de Recursos Humanos as propostas de organograma e dimensionamento para as devidas aprovações
  5. Garantir comunicação constante e transparente com sua equipe

Dúvidas Frequentes

Qual a diferença entre aumento por mérito e promoção?

O aumento por mérito é uma progressão horizontal do salário do colaborador dentro da mesma faixa salarial. Já a promoção é uma movimentação vertical na carreira, que eleva o colaborador para uma função de maior importância e valor dentro da estrutura de cargos. Em ambos os casos o colaborador será previamente avaliado em função do seu desempenho.

 

Qualquer colaborador pode ser promovido?

Para ser elegível a uma promoção, o colaborador deve estar na empresa há, pelo menos, um ano e apresentar um desempenho esperado ou acima do esperado. Além disso, é necessário que haja uma vaga em aberto na estrutura da empresa para que este profissional possa preenchê-la.

Os salários na Vicunha estão alinhados com o mercado?

Sim. A política de Gestão de Remuneração tem como base pesquisas de remuneração realizadas por consultorias especializadas, com a participação de grandes empresas do mercado, inclusive da mesma área de atuação da Vicunha.

Qual é o fluxo do processo de aumento por mérito?

Por meio das avaliações de competência e acompanhamento de desempenho, o gestor analisa a equipe e indica para a área de Recursos Humanos os colaboradores que merecem o reajuste por mérito. Após análise de RH e validação da Diretoria e da Presidência, os aumentos são aprovados e, então, comunicados aos colaboradores.

Onde posso esclarecer as dúvidas?

Em caso de dúvidas, converse com o seu Gestor ou entre em contato com a área de Recursos Humanos. Estamos dispostos a ajudar a desenvolver a sua carreira!