Economia Circular é um conceito econômico e ambiental que busca minimizar o desperdício de recursos naturais e reduzir o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável. Ela representa uma mudança fundamental na forma como a economia opera, em contraste com o modelo tradicional de economia linear, que envolve extração e eliminação de resíduos no meio ambiente.
Para termos uma noção, estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) projetam que a produção anual de lixo sólido no mundo passe de atuais 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões até 2025. As mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a poluição do ar são apenas algumas das consequências destes e de outros problemas. Portanto, a busca por soluções para reverter esse cenário não é uma questão para o futuro, é uma necessidade atual. A economia circular é parte importante desse plano.
Economia linear x Economia circular
Na imagem abaixo podemos ver o ciclo da economia linear, que se utiliza dos recursos naturais para a criação de produtos para depois serem descartados no ecossistema.
Por que a economia linear se tornou insustentável? Basicamente, para se ter o maior retorno econômico possível neste modelo, é necessário ter cada vez mais extração e produção dos recursos naturais. Mas, como já ficou claro, esse formato não funciona para o planeta.
Como solução viável, a economia circular parte da premissa de que é necessário reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia.
Na economia circular nada se desperdiça, tudo se reaproveita!
Nesse modelo, o “fim de vida” dos produtos é substituído pela restauração e reutilização deles. Essa proposta gera inúmeros benefícios, tais como:
- Redução da produção de lixo;
- Menor emissão de carbono;
- Minimização da extração de recursos naturais;
- Criação de oportunidades para novos modelos de negócio, gerando mais empregos e competitividade econômica.
Juntos podemos colocar a economia circular em ação!
Essa cadeia sustentável está ao nosso alcance! Atualmente existem diversas empresas que priorizam a diminuição de resíduos jogados no meio ambiente. Veja alguns dos exemplos:
Toda vez que compramos uma Havaianas nova e paramos de usar as antigas, um ciclo de uso se encerra, e logo devemos dar início a um novo ciclo de maneira consciente. Por isso, a empresa lançou o projeto ReCICLO, um programa de logística reversa e reciclagem de havaianas usadas. Encontre aqui uma loja participante na sua cidade!
Philips – Use menos. Reutilize Mais
A multinacional Philips propõe uma maior reutilização dos seus produtos como diminuição dos impactos ambientais. A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) é a entidade gestora da qual a Philips é associada para logística reversa dos produtos eletrodoméstico ou eletroeletrônico e respectivas embalagens, dando a estes a destinação final ambientalmente correta.
Para o descarte de itens como pilhas, celulares, teclados, barbeadores entre outros, localize um ponto de recebimento mais próximo a você no site da ABREE através deste link.
O Boticário – Projeto BotiRecicla
O programa de logística reversa, chamado de BotiRecicla, encoraja o descarte adequado de resíduos sólidos por parte dos consumidores. As pessoas podem levar frascos, potes e outras embalagens de cosméticos até às lojas para serem recomprados. Dessa forma, você descarta o produto corretamente e dá uma chance para aquela embalagem se transformar em algo que pode ajudar as pessoas e o planeta.
Onde encontrar um ponto de coleta? Todas as lojas do Boticário contam com o Boti Recicla, são mais 4 mil pontos de coleta espalhados por todo o país.
Conheça um pouco mais sobre o BotiRecicla:
E aí, o que acharam dessas dicas? Vamos nos inspirar, colocar esses novos conceitos em prática e espalhar um formato de economia mais sustentável?
Conhece mais exemplos de economia circular? Então conta pra gente nos comentários!
Reutilize! Reduza! Recicle! Repense!