Criado pela ONU, o movimento internacional usa a cor amarela (sinal de atenção nos semáforos) para conscientizar sobre mobilidade humana segura
Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou um movimento internacional de conscientização sobre a segurança na mobilidade urbana batizado de Maio Amarelo, justamente a cor que é sinal de atenção nos semáforos de trânsito. Desde então, diversos países em todo o mundo dedicam o mês de maio à redução de mortes provocadas por acidentes.
Além disso, mais do que mobilidade “urbana”, hoje falamos em mobilidade humana, ou seja, contemplamos o deslocamento seguro de todos em qualquer lugar ou meio de transporte.
No Brasil, segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, em 2023 quase 35 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito — uma morte a cada 15 minutos. E cada número desses representa uma ausência. Nesse cenário, como podemos contribuir para um trânsito mais seguro para todos?
Segurança na Vicunha
Na Vicunha, segurança e responsabilidade são valores que andam de mãos dadas. Vamos relembrar os conceitos que precisam ser colocados em prática no trânsito?
A maior parte dos acidentes de trânsito acontece por imprudência dos motoristas, como no caso de uso de álcool, uso de celular e outros tipos de negligências, além de falhas mecânicas.
Combinar álcool e direção é uma atitude perigosa e não deve ser praticada. Essa mistura coloca em risco não só você, mas todos os usuários de trânsito. Para ser um bom condutor é preciso bem mais do que boas habilidades ao volante, é preciso ter responsabilidade!
Para que a nossa gente se mantenha segura e atenta, confira algumas dicas de cuidados para o trânsito:
- Mantenha sempre uma direção defensiva, tomando cuidado com o seu carro e com os demais;
- Todos os passageiros devem usar o cinto de segurança;
- No caso dos motociclistas, o uso do capacete e outros tipos de proteção para o corpo são imprescindíveis;
- Ultrapassagens só devem ser feitas nos locais apropriados e com segurança;
- Na estrada, esteja sempre com a luz baixa acessa, inclusive de dia;
- Certifique-se de que seu veículo está em boas condições mecânicas;
- Respeite sempre o limite de velocidade permitido;
- Se for consumir bebidas alcoólicas, defina o amigo da rodada para conduzir o veículo ou vá de transportes por aplicativo.
Cuidados nos transportes da Vicunha
Assim como no trânsito, para o melhor funcionamento dos serviços do setor de Transportes aos nossos funcionários, trazemos algumas dicas ao utilizar nossos meios de locomoção. Usamos as cores do semáforo para indicar ações que podem ser feitas, as que necessitam de atenção ou estão proibidas.
Hoje, o Maio Amarelo mobiliza áreas como a comunicação, a educação, a fiscalização de trânsito, a engenharia de tráfego, além de promover o diálogo aberto com toda a sociedade. Mas é importante destacar: segurança no trânsito não depende só de “mais radares ou multas mais pesadas” — mas, principalmente, de comportamento responsável e de escolhas conscientes.
Vamos juntos promover a cultura de segurança na Vicunha: atue na prevenção!
#VicunhaBrasil | #SSMA | #PraSer | #TodoDiaéDiadeCuidado