Especial

No Rancho Fundo e a moda jeanswear de Ch&X

por Joao De Freitas | 15 de julho de 2024

Há 35 anos, a dupla regravava um dos clássicos da nossa música sertaneja e ditava moda no país no melhor estilo franja e calça jeans

 

Que Chitãozinho e Xororó são uma das duplas mais amadas e populares do Brasil, já sabemos. São inúmeros sucessos ao longo de mais de 50 anos de carreira. Mas que a dupla sertaneja também ditou moda por aqui nos anos 1990 talvez seja novidade.

Em 1989, a capa do disco “Meninos do Brasil” (14º álbum de estúdio da dupla) trazia os irmãos José e Durval sentados em uma velha carroça de madeira, segurando um violão, numa paisagem campestre. Os dois usavam calças jeans desbotadas e surradas, com rasgos e remendos, botas de cowboy, jaquetas de couro marrom com franjas e um corte de cabelo que se tornaria marca registrada da dupla também pelos anos seguintes: o mullet, comprido na nuca e franja na testa.

Esse visual “caipira”, no melhor estilo country brasileiro, se tornaria moda em todo o país.

A música “No Rancho Fundo”, composição de Lamartine Babo e Ary Barroso da década de 1930, foi um dos grandes sucessos do LP e trilha sonora da novela global “Tieta”, exibida no horário nobre da TV aberta. Outros sucessos do álbum foram “Nascemos Pra Cantar”, “Somos Assim” e “Página Virada”. O disco também marcou a estreia da dupla na gravadora Polygram. E nos álbuns seguintes, o mesmo visual country se repetiria nas capas com algumas variações.

Podemos dizer que àquela época Chitãozinho e Xororó já tinham encontrado o seu jeansidentity e dessa forma influenciaram toda uma geração de admiradores.

Assim como o Rock’n Roll (saiba mais clicando aqui), a nossa música sertaneja tem uma relação bastante próxima com a moda jeanswear. Mas você sabe por quê?

Por sua durabilidade e resistência, o nosso democrático jeans foi adotado como roupa de trabalho nas zonas rurais em todo o mundo, sobretudo para a lida com o gado — o que também aconteceu nos EUA com cowboys e lumberjacks (vaqueiros e lenhadores). Até hoje, grandes nomes da música sertaneja (ou “caipira”) costumam se apresentar usando jeans — já é quase um figurino —, podemos citar como exemplos Sérgio Reis, Zezé de Camargo e Luciano, Ana Castela e Paula Fernandes, entre tantos outros.

Hoje, 35 anos depois, a canção “No Rancho Fundo” volta às paradas de sucesso com um novo arranjo na voz de Elba Ramalho, como trilha de abertura da novela homônima exibida pela Globo na faixa das 18h.

Agora, convidamos você a relembrar na galeria abaixo algumas capas de discos com a inconfundível e icônica moda jeanswear de Chitãozinho e Xororó.

Na sequência, “Os Meninos do Brasil” (1989), “Cowboy do Asfalto” (1990), “Planeta Azul” (1991), “Clássicos Sertanejos” (1996), “Na Aba do Meu Chapéu” (1998), “Aqui o Sistema é Bruto” (2004) e “Se For pra Ser Feliz” (2009).

 

 

E você, é fã da dupla Chitãozinho e Xororó? Gostou desse conteúdo? Curta e comente aqui embaixo! ♥