Aconteceu em agosto, um dos eventos que mais têm atraído os olhares da moda nos últimos anos: a Copenhagen Fashion Week. Correndo por fora do circuito estabelecido (Nova York, Londres, Milão e Paris), os olhares fashionistas convergem cada vez mais para capital dinamarquesa, que vem se destacando e ganhando a atenção do mundo da moda.
Uma das principais razões para esse fato é o pilar sustentável que rege todo o evento desde 2018. A partir disso, eles passaram a seguir uma serie de regras nesse sentido que colocaram a semana de moda no radar internacional, e todas as marcas integrantes do lineup devem seguir 18 padrões rígidos que abrangem áreas como diversidade, cadeia de suprimentos e a vida útil das roupas.
A REGRA DA SUSTENTABILIDADE
O destaque vai para o código de conduta rígido, dividido em seis partes: design, direção estratégica, escolha de materiais, condições de trabalho, envolvimento do consumidor e desfile. Nesta edição de verão 2024 foram aprovadas 31 marcas, entre nomes já estabelecidos e novos designers.
A grande novidade veio no campo da tecnologia: o evento se juntou à Drest, plataforma de games focada em moda, para lançar um jogo digital. Com desafios interativos que contavam mais da história das marcas da CPHFW, como Ganni, e a possibilidade de arrumar seu avatar para os desfiles ou mesmo para experiências como jantares com influenciadores, onde público podia de fato ser parte.