Podcast da Vicunha traz sempre temas relevantes sobre tendências, comportamento e inovações têxteis
Você sabe o que é moda emergente? Ela é o trabalho feito por novos criadores, estilistas e designers que não trabalham em grandes marcas ou que ainda não possuem nomes fortes atrelado a grifes. Geralmente, desenvolvem artigos mais atrelados a causas sociais e ambientais, com maior liberdade para testarem conceitos e tendências fora da cena mundial.
Ficou interessado? Então dá o play aqui embaixo e ouça o terceiro episódio do V.Talks, o nosso podcast da Vicunha!
Neste programa, falamos com André Hidalgo, fundador da Casa de Criadores, um dos principais eventos culturais e de moda no país. A CDC, como é conhecida, hoje já é o maior espaço de moda autoral brasileira, dando espaço e oportunidade para novos criadores, estilistas pretos e trans, além de realizar trabalhos sociais com foco na diversidade, inclusão e conscientização.
Como surgiu a Casa de Criadores?
Começou como um evento underground em 1997, quando um grupo de jovens estilistas resolveu promover um desfile para lançar as próprias coleções. Hoje, comemora 25 anos de existência e luta pelo propósito de incluir novas vozes e linguagens dentro da moda nacional.
Ela surgiu inicialmente como a 1ª edição da “Semana de Moda”, que mais tarde se chamaria Casa de Criadores, em um antigo casarão no Parque da Água Branca, em São Paulo.
“Até então, a moda brasileira já tinha uma certa história, claro, mas era muito reconhecida por copiar marcas internacionais… E esse grupo de estilistas estava surgindo com uma proposta nova, queriam ter um design genuinamente brasileiro. Percebi que aquilo poderia crescer”, conta Hidalgo sobre o início da moda emergente no Brasil.
Esse terceiro episódio também conta com a participação mais especial da estilista baiana Isa Isaac Silva, criadora do ateliê que leva o seu sobrenome, e do estilista Jubba Sam, fundador da Dod Alfaiataria.
Bota o seu fone e aperte o play!
#V.Talks | #PodcastVicunha | #ModaEmergente