Nossa Vicunha

Parceria inovadora com a Calvin Klein recicla camisetas para produção de jeans

por Vicunha | 21 de dezembro de 2022

Você já imaginou a sua camiseta sendo reciclada? E já pensou que ela pudesse se tornar novas peças de jeans? Pois é isso o que nós fizemos na nossa parceria com a Calvin Klein, uma das marcas mais renomadas internacionalmente. Juntos, reciclamos 4 mil camisetas que se tornaram um novo tecido, batizado de RecyCKle, que já pode ser encontrado nas lojas da marca.

As milhares de camisetas vieram do estoque obsoleto da Calvin Klein. E a empresa, ao invés de realizar o descarte, enviou as peças para a Vicunha realizar o reprocessamento. Após o material ser desfibrado, ele retorna ao processo e dá origem a novos fios, que darão forma ao tecido RecyCKle.

Essa iniciativa reconhecida internacionalmente evita o descarte de tecidos e possibilita uma atuação circular por meio do uso de matéria-prima reciclada. Desde a desfibragem da malha até a finalização do tecido, o controle do processo foi extremamente rígido para garantir a qualidade do produto e a rastreabilidade de todo o processo produtivo, assim como já é feito na produção da Vicunha.

4 mil camisetas deram origem ao novo tecido, RecyCKle.

Composição do tecido

O tecido especial contém trama com resíduo proveniente do desfibramento das camisetas de algodão e urdume com algodão reciclado, que reaproveita todos os resíduos do processo produtivo da Vicunha. Ao final, o tecido RECYCKLE é composto por 72,4% de algodão standard e 27,6% de algodão desfibrado.

“A parceria com a Calvin Klein nos possibilitou estudar e criar novas possibilidades de expandir a circularidade em nossa indústria, ir um pouco mais além, o que é parte de nosso DNA. Queremos, cada vez mais, apostar em novos projetos que tornem nosso setor cada vez mais responsável e sustentável”, destaca Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha.

Renata Guarniero, da Vicunha

Para Ana Ferreira Brandão, vice-presidente da Calvin Klein Brasil, dar uma nova destinação ao seu estoque obsoleto, sem que haja descartes, é uma tarefa desafiadora. “E por isso unimos esforços para tornar isso viável considerando desafios técnicos, logísticos e financeiros. Acreditamos que podemos reutilizar, reconstruir e reciclar e isso vem fazendo parte do nosso processo de design de produtos. Já estamos estudando a repetição desse projeto para outras coleções”, afirmou Ana.

#VicunhaSustentável  |  #TrabalhoInteligenteSustentável  |  #RecyCKle

Comentários 2