Nos últimos dias, a possibilidade de uma nova onda de Covid com a chegada da subvariante da Ômicron nos deixou em estado de atenção. Afinal, quando falamos de saúde, não podemos nos descuidar!
Se você ainda não tomou a 3ª ou a 4ª dose de reforço, não deixe de completar o seu esquema vacinal! Vá até o posto de saúde mais próximo e contribua para o nosso bem–estar coletivo.
Recomendamos também o uso da máscara facial na Vicunha e nas rotas. Nos ambulatórios, o uso permanece obrigatório.
Sintomas Gripais:
Se você apresentar sintomas gripais, entre em contato com os nossos Canais de Atendimento:
- Maracanaú, São Paulo e Guarulhos: (85) 4008-1539.
- Natal: (84) 4008-6118.
- Pacajus: (85) 4008- 4008 / (85) 4008-1915.
O que se sabe sobre a nova subvariante?
O surgimento de mais uma subvariante da ômicron confirma o que especialistas e órgãos de saúde já alertavam: a pandemia de covid-19 ainda não acabou e a mutação do coronavírus é mais rápida do que o processo de atualização das vacinas.
A subvariante BQ.1 surgiu a partir da BA.5 e está entre as mais de 300 sublinhagens da variante ômicron que circulam no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a BQ.1 já foi detectada em 65 países. No Brasil, ao menos cinco estados já registram casos da subvariante: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas.
A subvariante BQ.1 contém mutações genéticas que dificultam o reconhecimento e a neutralização do vírus pelo sistema imunológico. Isso faz com que as pessoas se infectem com mais facilidade, apesar da imunidade gerada pela vacina e por infecções anteriores. Por isso, o uso de máscara e a vacinação ajudam na prevenção nesta nova onda.
#TodoDiaéDiadePrevenção
Zaproxy dolore alias impedit expedita quisquam.