Fazer a retrospectiva de um ano não é fácil. Ainda mais na Vicunha, onde desenvolvemos muitos projetos e realizações de forma dinâmica em todo o mundo. No entanto, selecionamos algumas das iniciativas que mais foram mencionadas em 2023, seja nas lives com o presidente, em reportagens na Voga ou mesmo no boca a boca entre funcionários.
Entre os temas, está a construção da Fiação na Argentina, a inauguração da V.Laundry, a automação do Índigo com redução de água e químicos, a expansão do brim para Pacajus, o lançamento do novo Código de Ética e Conduta, a corrida do Pra Ser Saúde, a contratação de refugiados, e nossa nova coleção com algodão regenerativo. Confira abaixo os tópicos em ordem cronológica:
Fiação em San Juan (Argentina)
No final do mês de fevereiro, a unidade de San Juan, localizada na Argentina, realizou a cerimônia de colocação da pedra fundamental das obras da primeira Fiação da unidade argentina e de toda região em que atuam. Nesta fase do projeto, a Vicunha gerou 100 novos postos de trabalho para a comunidade. Até a abertura dessa nova área produtiva, um número ainda maior de vagas deverá ser gerada. Com investimentos na ordem de US$ 12 milhões (cerca de R$ 60 milhões), a construção do galpão que abrigará a Fiação terá uma área de 9.000 m2.
Saiba mais aqui: http://vicunha-alb-ecs-prd-1514282514.us-east-1.elb.amazonaws.com/unidade-de-san-juan-inicia-projeto-de-construcao-da-primeira-fiacao/
Inauguração da V.Laundry
Em 11 de maio de 2023, inauguramos oficialmente o nosso centro de inovação têxtil, a V.Laundry, na nossa unidade de Maracanaú. Com equipamentos de última geração e softwares inovadores, uma equipe altamente qualificada colocará em prática tendências, testando lavagens, materiais e técnicas, tudo isso conectado ao nosso desenvolvimento de produtos. Com essa integração de serviços, conseguiremos entregar aos nossos clientes soluções ágeis e completas, sempre com sustentabilidade e qualidade. Veja abaixo fotos do evento de lançamento:
Automação do Índigo com redução de água e químicos
Conectada cada vez mais aos nossos pilares de Sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais, a Vicunha investiu em um projeto de modernização do Índigo, na unidade de Maracanaú. A iniciativa gerou mais economia de produtos químicos e água, menos emissão de poluentes e maior conforto para a operação nas atividades envolvidas. O Índigo é a área produtiva que mais utiliza água, sendo que os processos de tingimento e lavagem do nosso jeans são realizados nesse ambiente.
Expansão do brim para Pacajus
No segundo semestre de 2023, a Vicunha expandiu a produção de brim (denim colour), estendendo a fabricação para a unidade de Pacajus, no Ceará. Com isso, aumentou significativamente capacidade de produção e distribuição do tecido. Antes, a manufatura do tecido era centralizada na unidade de Natal. Muitos profissionais, de todas as unidades da Vicunha, foram envolvidos nesta expansão industrial em Pacajus, desde especialistas, engenharia, pessoal de manutenção, segurança do trabalho, chefes, até a operação.
Saiba mais aqui: http://vicunha-alb-ecs-prd-1514282514.us-east-1.elb.amazonaws.com/denim-color-aquece-o-mercado-e-producao-do-brim-e-expandida-na-vicunha/
Novo Código de Ética e Conduta
Em outubro, foi a vez de lançarmos o novo Código de Ética e Conduta da Vicunha. A iniciativa foi resultado do trabalho de mais de um ano, envolvendo uma equipe de mais de 100 funcionários de todos os níveis e áreas da organização, que culminou no novo material. O Código prevê expressamente em seu início que diversos públicos da empresa devem aplicá-lo no dia a dia. Tanto funcionários, terceiros, estagiários, aprendizes, administradores, representantes, procuradores e qualquer pessoa que venha agir em nome da Vicunha, além de fornecedores e parceiros comerciais, contratados e subcontratados, devem estar alinhados ao novo Código.
Saiba mais aqui: http://vicunha-alb-ecs-prd-1514282514.us-east-1.elb.amazonaws.com/conheca-o-material-na-integra/
Contratação de refugiados
Para contribuir com oportunidade de trabalho para refugiados, a Vicunha realizou, em outubro, a contratação de estrangeiros nesta situação nas unidades de Maracanaú e Natal. Inicialmente, recebemos oito refugiados, quatro da África (sendo três de Guiné-Bissau e um do Egito) e outros quatro da Venezuela. Os novos funcionários chegam para contribuir em diferentes áreas da nossa empresa, como Fiação, Tecelagem, Urdideira, Beneficiamento e Acabamento. Neste processo de aprendizagem para lidar com a recepção de refugiados, estamos com uma iniciativa em curso que visa melhorar a integração e acolhimento destas pessoas.
Saiba mais aqui: http://vicunha-alb-ecs-prd-1514282514.us-east-1.elb.amazonaws.com/vicunha-contrata-refugiados-em-unidades-fabris/
Produtos com algodão regenerativo
Na semana de lançamentos em outubro, apresentamos nossa nova coleção para clientes e parceiros. E os grandes destaques foram as famílias “Pacito” (100% algodão) e “Letizia” (99% algodão / 1% elastano), fabricadas com algodão regenerativo. Você pode conhecê-los logo abaixo. A agricultura de regenerativa reduz o uso de produtos químicos, regenera e mantém a saúde do solo, promove a biodiversidade e utiliza apenas água da chuva em seu cultivo, reduzindo a pegada hídrica na produção têxtil.
Saiba mais aqui: http://vicunha-alb-ecs-prd-1514282514.us-east-1.elb.amazonaws.com/conheca-nossa-nova-colecao-sustentavel/
Corrida Pra Ser Saúde
Em dezembro, as unidades fabris da Vicunha Brasil celebraram com entusiasmo a primeira edição da corrida de rua “PraSer Saúde”. Neste evento vibrante, nossos funcionários tiveram a empolgante escolha entre o desafio da corrida de 5 km ou a descontraída caminhada de 2 km. Além de fomentar a saúde física e mental, a competição também abriu espaço para a sustentabilidade. Os top 3 de cada categoria foram agraciados com a oportunidade única de plantar mudas de árvores, alinhando-se aos nossos objetivos de responsabilidade ambiental. 🌳 Veja abaixo fotos da corrida:
Saiba mais aqui: http://vicunha-alb-ecs-prd-1514282514.us-east-1.elb.amazonaws.com/recapitule-tudo-o-que-rolou-na-corrida-praser-saude-2/
A vicunha tem dessas coisas né? Trabalho na Vicunha há 28 anos, uma empresa que sempre vem melhorando o seu desenvolvimento, capacitando, expandindo, contribuindo e se destacando no mundo lá fora. A Vicunha está de parabéns!